Prazo para tirar título de eleitor vai até 4 de maio

Aqueles que possuem 16 e 17 anos não são obrigados a votar, mas têm o direito

prazo-para-tirar-titulo-de-eleitor-vai-ate-4-de-maio
O procedimento é feito pela internet (Créditos: Divulgação/TRE)

Todos os brasileiros a partir de 16 anos podem pedir a primeira via do título de eleitor até 4 de maio ou regularizá-lo para as eleições de 2022. O procedimento é prático e pode ser feito pela internet.

Publicidade

O primeiro turno das eleições será em 2 de outubro e o segundo turno, nos estados e nacionalmente, caso seja necessário, serão em 30 de outubro. “Para evitar contratempos, é importante solicitar a primeira via ou regularizar o título o quanto antes, pois nos últimos dias do prazo a procura pelo serviço é alta”, diz o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para retirar a primeira via do título de eleitor ou regularizar a situação do título deve-se acessar o sistema Título-Net, no Portal do Tribunal Superior Eleitoral. Para a regularização é necessário anexar um documento oficial com foto, um comprovante de residência, comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral e comprovante de quitação do serviço militar.

Já para retirar o documento pela primeira vez, é necessário acessar a página de requerimento do sistema Título-Net e informar a unidade da federação em que reside. Após abrir a solicitação, são requeridos um comprovante de residência atualizado, uma foto segurando um documento de identificação e o certificado de quitação de serviço militar, para homens de 18 a 45 anos.

De acordo com o portal G1, para seguir com o atendimento, é necessário marcar a opção “não tenho”, na página “Título de Eleitor”. Após o envio de todos os dados solicitados, os documentos serão analisados pela Justiça Eleitoral e o acompanhamento da solicitação pode ser feito, também, através do site. Aqueles que possuem 16 e 17 anos não são obrigados a votar, mas têm o direito.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.