doença rara

Primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil é confirmado na cidade de SP

Infectado é um homem de 41 anos que viajou à Espanha recentemente.

primeiro-caso-de-variola-dos-macacos-no-brasil-e-confirmado-na-cidade-de-sp
O Ministério da Saúde informou que sete casos estão em investigação (Crédito: Getty Images)

primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil foi confirmado nesta quinta-feira (9) na cidade de São Paulo pela Secretaria Municipal de Saúde. O paciente, que viajou à Espanha recentemente, tem 41 anos e está em isolamento no Hospital Emílio Ribas, na Zona Oeste da cidade.

Publicidade

Além do caso confirmado, a prefeitura paulista também acompanha o caso de uma mulher de 26 anos que apresenta sintomas da varíola dos macacos. Segundo o prefeito Ricardo Nunes (MDB), a paciente passa bem. Familiares e pessoas que residem próximo à mulher também são acompanhados pela gestão municipal.

Publicidade

Em nota divulgada nesta segunda (6), o Ministério da Saúde informou que sete casos estão em investigação. Segundo a pasta, os estados de Santa Catarina, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo têm um caso suspeito cada um, e há ainda dois casos em monitoramento em Rondônia. Segundo a pasta, os pacientes “seguem isolados e em recuperação, sendo monitorados pelas equipes de vigilância em saúde. A investigação dos casos está em andamento e será feita coleta para análise laboratorial”.

Publicidade