viagem ao egito

Quem é o dono do avião que deu carona a Lula?

Durante os governos do PT, Júnior fez fortuna e se tornou amigo de Lula.

Quem é o dono do avião que deu carona a Lula?
Empresário José Seripieri Filho, fundador e ex-presidente da Qualicorp (Crédito: Reprodução/Fiesp/Julia Moraes)

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi para a COP27, 27ª conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU), em um avião particular do empresário José Seripieri Filho. Mais conhecido como “Júnior da Qualicorp”, Seripieri trabalha no ramo da corretagem de planos de saúde.

Publicidade

Embora não faça mais parte do corpo societário da Qualicorp há vários anos, José Seripieri ainda continua sendo chamado de “Júnior da Qualicorp”, pois, além de ser fundador, a empresa cresceu muito enquanto era comandada pelo empresário.

Durante os governos do PT, Júnior conseguiu flexibilizar e aprovar novas normas para a venda de planos coletivos de saúde para associados de sindicatos e associações de trabalhadores. Neste período, Júnior fez fortuna e se tornou amigo de Lula e de outros políticos, justificando a carona em seu avião.

A relação do empresário com o presidente eleito começou na época em que Lula se tornou presidente. Lula passou a frequentar a casa de veraneio de Júnior em Angra dos Reis, comparecendo até a festas de fim de ano no local. Mais tarde, quando Lula se casou com a socióloga Rosângela da Silva, mais conhecida como Janja, Júnior foi um dos 200 convidados do evento.

O empresário já foi preso preventivamente em uma ação da Polícia Federal chamada Paralelo 23, que investigava operações suspeitas envolvendo o então presidente da Qualicorp e o senador José Serra (PSDB). A prisão aconteceu em 21 de julho de 2020 e Júnior foi solto pela Justiça Eleitoral de São Paulo três dias depois, em 24 de julho.

Publicidade

Depois de solto, o empresário fechou um acordo de delação premiada com o Ministério Público e devolveu cerca de R$ 200 milhões aos cofres públicos. O processo ainda segue em aberto, mas em sigilo de Justiça.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.