A atriz e ex-secretária de Cultura do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), Regina Duarte, de 75 anos, sugeriu neste domingo (14) que comerciantes eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marquem seus estabelecimentos com adesivos do PT.
Por meio de seu perfil no Instagram, Regina Duarte sugeriu a colocação dos adesivos para “mostrar que você tem orgulho de quem elegeu”. Após a postagem, a atriz sofreu duras críticas de internautas que lembraram que este tipo de identificação é semelhante ao que aconteceu com os judeus durante o período do nazismo na Alemanha.
“Na Alemanha Nazista, o comércio de judeus [a loja física] era marcado pela estrela de Davi. Defender atos semelhantes é uma enorme vergonha”, disse um internauta. “O que é isso, Regina Duarte? Ideia no estilo nazista? Você apoia a separação de pessoas por ideologia política?”, questionou outro internauta.
Para defender a ex-secretária de Cultura, apoiadores de Bolsonaro disseram que a medida ajudaria a “passar longe” de estabelecimentos administrados por eleitores petistas. “Problema é que petista não tem negócio! Eles não geram emprego na verdade”, disse um outro comentário.
Depois da polêmica, a publicação foi apagada pela atriz.
Regina Duarte foi secretária da Cultura durante 3 meses, de março a junho de 2020. A atriz foi desligada para assumir a Cinemateca de São Paulo, posse que jamais aconteceu.
Na Alemanha nazista as lojas dos judeus eram marcadas com a estrela de David, pros alemães puros não comprarem ali.
Regina Duarte sugere o mesmo usando a estrela do PT. Qualquer semelhança NÃO é mera coincidência. pic.twitter.com/XuzEMO8G5n— GATO (@GATO31272613) November 14, 2022