O embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms, expressou nesta quinta-feira (3) o seu “choque” diante do uso de gestos supostamente nazistas por manifestantes que não aceitam os resultados das eleições, em Santa Catarina. Vídeos que correram a internet na quarta-feira (2) preocuparam o embaixador.
Por meio de suas redes sociais, Thoms afirmou que “o gesto desrespeita a memória das vítimas do nazismo e os horrores causados por ele”, além de alertar para o risco que o nazismo pode trazer:
“O uso de símbolos nazistas e fascistas por ‘manifestantes’ claramente de extrema direita é profundamente chocante. Apologia ao nazismo é crime! Não se trata de liberdade de expressão, mas de um ataque à democracia e ao Estado de Direito no Brasil”, escreveu o embaixador da Alemanha.
O uso de símbolos nazistas e fascistas por “manifestantes” claramente de extrema direita é profundamente chocante. Apologia ao nazismo é crime!
— Embaixador Heiko Thoms (@AmbBrasilia) November 3, 2022
No mesmo dia em que as imagens viralizaram, na quarta (2), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) informou que abriu uma investigação para apurar a suposta saudação nazista. Nesta quinta (3), o MPSC disse que uma apuração preliminar apontou que não houve a intenção de apologia ao nazismo no ato.
Segundo com testemunhas ouvidas pelo MPSC, o gesto foi chamado pelo locutor presente no evento, que pediu aos manifestantes para “emanar energias positivas”. O relato, segundo o G1, foi confirmado por um policial que acompanhava a manifestação e por diversos repórteres que estavam no local.