Estamos a cerca de quatro dias do antecipado show gratuito da rainha do pop, Madonna, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. A diva, que já causou alvoroço em sua chegada ao Copacabana Palace, deve atrair, segundo estimativas, quase 1,5 milhão de espectadores nas areias cariocas.
Gente as dimensões do palco 😭😭😭😭pic.twitter.com/LW0YNFzzZt
— Madonna Brasil (@SiteMadonnaBR) April 30, 2024
A marca será um recorde na carreira da artista, que nunca se apresentara para um público tão massivo. Caso o número se confirme, a apresentação de Madonna ocupará o sétimo lugar na lista de maiores públicos da história dos shows ao vivo. Confira os cinco maiores:
1. Rod Stewart em Copacabana (1994) – 4,2 milhões
A maior aglomeração musical aconteceu justamente no palco onde Madonna performará. Há 30 anos, o músico britânico Rod Stewart reuniu mais de quatro milhões de fãs para presenciá-lo na festa de ano novo na praia carioca.
A apresentação ganhou a alcunha de maior show a céu aberto da história pelo livro de recordes da Guinness.
2. Jean-Michel Jarre em Moscou (1997) – 3,5 milhões
O cantor francês não se acanha à frente de um grande público. Em sua história musical, o pioneiro do new age e da música eletrônica já se apresentou para mais de um milhão de pessoas quatro vezes. Uma destas foi na comemoração do 850º aniversário da cidade de Moscou, na Rússia.
Todo ano, a capital sedia apresentações para celebrar sua fundação quase milenar. Em 1997, a Universidade de Moscou passou o dia com festividades. Porém, foi quando o francês subiu ao palco que o público atingiu seu pico, com mais de três milhões de espectadores.
3. Jorge Ben Jor em Copacabana (1993) – 3 milhões
Novamente, os brasileiros se mobilizaram para lotar a praia de Copacabana. Desta vez, exatamente um ano antes do show de Rod Stewart, o cantor e compositor Jorge Ben Jor comemorava a chegada do novo ano junto de três milhões de pessoas.
4. Jean-Michel Jarre em Paris (1990) – 2,5 milhões
Mais uma apresentação “milionária” do virtuoso francês, desta vez, em seu país natal. Em 14 de julho de 1990, o músico conduziu a celebração da liberdade, fraternidade e igualdade pelo distrito de La Defense, perto do Arco do Triunfo, com suas obras e show de luzes à frente da Torre Eiffel.
5. Monster of Rock (1991) – 1,6 milhão
O festival, sediado em Moscou, contou com grandes atrações do mundo do rock’n’roll, como AC/DC, Metallica, Pantera, dentre outras. Todas estas bandas, ao subirem no palco, se deparavam com um mar de cabeças prontas para balançar.
Apesar de apresentações lendárias ao longo do festival, quem roubou a cena foi o Metallica, conduzindo uma das maiores performances da história do rock e hipnotizando a plateia com seus riffs pesados.