Em uma rede social, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o governo retirou 50 brasileiros da Ucrânia para países vizinhos por causa dos conflitos com a Rússia.
– Até o momento, já conseguimos levar cerca de 50 brasileiros para países vizinhos, incluindo jornalistas, estudantes, empresários e atletas. Também coloquei meus ministros, assessores e a diplomacia brasileira a serviço da evacuação de brasileiros por vias terrestres.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) February 26, 2022
“Até o momento, já conseguimos levar cerca de 50 brasileiros para países vizinhos, incluindo jornalistas, estudantes, empresários e atletas. Também coloquei meus ministros, assessores e a diplomacia brasileira a serviço da evacuação de brasileiros por vias terrestres”, escreveu Bolsonaro.
Ainda segundo o presidente, dois aviões foram colocados à disposição para uma possível missão de retirada de brasileiros.
Enquanto isso, voluntários brasileiros no Brasil e na Europa usam grupos em redes sociais para ajudar outros conterrâneos a saírem da área de conflito.
A embaixada do Brasil em Kiev, na Ucrânia, divulgou também nas redes sociais que estava disponibilizando lugares em um trem com destino à cidade de Chernivtsi, próximo à fronteira da Romênia, para brasileiros e latino-americanos. Mas, nem todos conseguiram embarcar por falta de lugares disponíveis.