A cidade do Rio de Janeiro entrou nesta sexta-feira (1) em estágio de alerta devido as fortes chuvas registradas desde o começo do dia. A orientação da prefeitura é de que a população adie compromissos e permaneça em local seguro, saindo de casa apenas para procurar pontos de apoio se estiverem em locais de risco.
A situação da cidade diante das chuvas vem sendo monitorada desde as 6h15, quando o município entrou em estágio de mobilização. Porém, o cenário se agravou e às 15h55 a cidade entrou em estado de atenção, evoluindo às 18h15 para o estágio de alerta.
De acordo com a prefeitura da cidade, o estágio de alerta ocorre quando uma ou mais ocorrências graves estão em curso. O Centro de Operações Rio notificou registros de bolsões d’água no bairro de Botafogo, São Conrado, Tijuca e Cidade Nova.
O último nível na escala de estágios operacionais da cidade é o de “crise”, quando “os impactos causados extrapolam de forma relevante a capacidade de resposta imediata das equipes da cidade.
Nas redes sociais, moradores notificaram pontos intransitáveis na Rocinha, alagamento na Praça da Bandeira e na Estrada Pontal. A previsão é de que as precipitações permaneçam nas próximas horas, principalmente na região da Grande Tijuca e Barra/Riocentro.
ALERTA | O COR informa que o município do Rio entrou em ESTÁGIO DE ALERTA às 18h15 desta sexta-feira (01/04/22), devido ao registro de chuva moderada a muito forte na cidade. Mais informações: https://t.co/uPz71iIvX7#temporj pic.twitter.com/etVP82ZDyu
— Centro de Operações Rio (@OperacoesRio) April 1, 2022