ONDA DE FRIO

RS: previsão de novos temporais a partir de quarta (8) pode dificultar resgates

Meteorologistas apontam que os temporais são resultado de correntes de vento intensas, corredor de umidade vindo da Amazônia e bloqueio atmosférico devido às ondas de calor

RS: previsão de novos temporais a partir de quarta (8) e frio pode dificultar resgates
Chuvas devem retornar ao estado na próxima quarta-feira (8) – Créditos: Reprodução/X

A previsão do tempo no Rio Grande do Sul (RS) indica que nesta segunda-feira (6), haverá uma “trégua” no estado, com sol aparecendo entre nuvens. A maior parte do RS terá um período de tempo favorável até terça-feira (7), com exceção do extremo Sul, onde uma frente fria está prevista para chegar. As chuvas devem retornar ao estado na próxima quarta-feira (8).

Publicidade

Os meteorologistas apontam que os temporais são resultado de pelo menos três fenômenos na região, agravados pelas mudanças climáticas. A tragédia no estado está ligada a correntes de vento intensas, a um corredor de umidade vindo da Amazônia, que intensifica a chuva, e a um bloqueio atmosférico devido às ondas de calor.

Onda de frio dificulta resgates

Segundo o Comando Militar do Sul (CMS), a queda de temperatura no RS a partir da próxima quarta-feira pode provocar um aumento nos casos de hipotermia de pessoas isoladas pelas chuvas que aguardam resgate, além de dificultar as condiçõs de resgate e evacuação.

Em algumas áreas do estado, a temperatura pode baixar para até 10°C. O general Hertz Pires do Nascimento, representante do Ministério da Defesa no RS e comandante militar do Sul, disse durante coletiva de imprensa que o “foco agora passa a ser a distribuição de alimentos e donativos”.

A coletiva com o CMS contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e ministros. Também participaram o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), que classificou a situação como “cenário de guerra“.

Publicidade

Nível do Guaíba bateu recorde histórico

O nível do Rio Guaíba, em Porto Alegre, está atualmente cerca de 2,30 metros acima do limite de inundação, medido em 5,26 metros às 5h15 desta segunda-feira (6). O limite para inundação é de 3 metros.

O recorde anterior de nível máximo do Guaíba era de 5,33 metros, atingido na manhã de domingo (5). Antes dos eventos deste ano, o recorde remontava a 1941, com 4,76 metros.

De acordo com informações da Defesa Civil, 78 mortes foram confirmadas, enquanto outras quatro estão sendo investigadas. Há 105 pessoas desaparecidas e 175 feridas. O número de deslocados é de 134,3 mil pessoas, com 18,4 mil em abrigos e 115,8 mil recebendo abrigo de familiares ou amigos. No total, 341 dos 496 municípios do RS foram afetados, impactando 844 mil pessoas.

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.