Na madrugada desta sexta-feira (3), a Secretaria de Ordem Pública (Seop) realizou um pente-fino na praia de Copacabana, onde ocorrerá o show da cantora Madonna, neste sábado (4). A Operação Tatuí tem como objetivo encontrar materiais e produtos enterrados e escondidos na areia.
Até o momento, os agentes haviam encontrado 3 facas, 1 frigideira, panelas, 32 garrafas d’água e 70 cocos. Além disso, foram removidas 4 toneladas de resíduos.
Show da Madonna conta com forte esquema de segurança
Nesta sexta, o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel da PM será instalado na Praça do Lido, próxima ao Copacabana Palace. Um contingente de 3,2 mil policiais estará patrulhando Copacabana para o show, apoiados por 64 viaturas e 65 torres de observação.
Além disso, drones e câmeras de reconhecimento facial serão utilizados. As imagens das câmeras de monitoramento da Prefeitura e da Polícia Militar serão enviadas em tempo real para o centro de controle móvel, juntamente com as captadas pelos drones. Um programa de computador comparará as imagens com o banco de dados de procurados e foragidos da Justiça, acionando alertas e enviando equipes ao local quando necessário.
Um cinturão de proteção será estabelecido do Posto 6 ao Leme, com barreiras e revistas em todas as ruas transversais à Avenida Atlântica. Dezoito dessas ruas serão completamente bloqueadas com grades a partir das 11h da manhã de sábado. Em outras 18 ruas transversais, PMs realizarão revistas no público com detectores de metais, acompanhadas de câmeras de reconhecimento facial. Materiais como garrafas de vidro, facas e tesouras serão apreendidos nos pontos de controle.
A tenente-coronel Claudia Orlinda, porta-voz da PM, destaca o uso da tecnologia para agilizar a atuação policial e garantir uma resposta rápida a qualquer situação.
“Todo esforço é pra utilizarmos tecnologia e agilizarmos a atuação policial. Significa uma pronta resposta e acho que as pessoas que estão indo para um grande evento, elas esperam esse tipo de ação“, disse ao g1.
Ela ressalta que o “foco principal é a segurança das pessoas, então, assim, se a gente tem essa preocupação, se a população tem essa preocupação com arrastões, com esse tipo de confusão, nós estamos trabalhando para evitar esse tipo de ação“.