Sul do Brasil enfrentará nova rodada de chuvas e nebulosidade

Chuva forte – Créditos: depositphotos.com / digidream

No início desta semana, o estado do Rio Grande do Sul vivenciou condições climáticas instáveis, resultantes de um centro de baixa pressão que se transformou em um ciclone subtropical. Esse sistema climático migrou da costa para o continente, retornando posteriormente ao oceano. Após dias de instabilidade, o tempo firmou, permitindo um predomínio do sol em todo o estado.

Publicidade

Contudo, essa pausa no mau tempo será breve, com previsões meteorológicas indicando que a estabilidade pode durar apenas dois dias. Após a quarta-feira ensolarada, uma nova frente de instabilidade atingirá o estado na quinta-feira, estendendo-se para outras regiões do Sul do Brasil.

Como será a mudança climática no Rio Grande do Sul?

Na quarta-feira, espera-se outro dia com o predomínio do sol no Rio Grande do Sul. Embora nuvens esparsas possam ser observadas em algumas localidades, um centro de alta pressão no leste da Argentina proporcionará condições de tempo firme. Durante a madrugada, o céu aberto favorecerá o resfriamento, resultando em manhãs frias ou com temperaturas amenas, típicas desta época do ano.

Entretanto, na quinta-feira, ocorrerá uma mudança significativa. Durante a madrugada, áreas de instabilidade avançarão a partir do oeste, trazendo aumento da nebulosidade e chuvas à maioria das regiões do estado. Esta mudança também afetará partes de Santa Catarina e Paraná, alterando drasticamente o clima na região sul nos próximos dias.

Fortaleza vive um dia de clima instável! Confira a previsão completa
Chuva – Créditos: depositphotos.com / BrianAJackson

Como será o tempo no Sul do Brasil?

De acordo com previsões meteorológicas, os volumes de chuva distribuídos pelo sul do Brasil não devem ser elevados em sua maior parte. No entanto, algumas áreas mais ao sul do Rio Grande do Sul podem experimentar ausência de precipitação. Há expectativas de chuvas mais fortes em locais isolados, com acumulados significativos em pequenas áreas.

Existe risco de tempestades no estado?

As instabilidades previstas para cruzar o sul do Brasil entre quinta e sexta-feira apresentam baixo risco de eventos severos. As previsões indicam que tempestades, caso ocorram, serão bastante localizadas, principalmente no estado do Paraná, mas ainda assim de forma esporádica.

Na sexta-feira, a maioria das regiões sulistas ainda poderá enfrentar chuvas no início do dia. No entanto, com o desenrolar das horas, a estabilidade retornará gradualmente, permitindo o reaparecimento do sol. Partes de Santa Catarina e áreas do Paraná poderão continuar vendo chuvas, com riscos de pancadas intensas em pontos específicos do território paranaense.

Com essa oscilação constante no clima, é sempre aconselhável manter-se atualizado com previsões meteorológicas confiáveis. As mudanças frequentes no tempo são um lembrete das complexas dinâmicas climáticas que afetam a região. As informações atualizadas permitem que as pessoas se preparem adequadamente para as condições impetuosas do tempo no Rio Grande do Sul e além.

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.