
A Apple desistiu de fabricar um carro elétrico, encerrando um projeto complexo que teve início há uma década. A empresa deu a notícia nesta terça-feira (28) à imprensa norte-americana.
A empresa havia mobilizado desde 2014 quase dois mil funcionários com o objetivo de criar um carro totalmente autônomo. O programa secreto de desenvolvimento de veículos era apelidado de “Projeto Titã“, segundo a agência Bloomberg.
Por que a Apple desistiu?
A presença de um mercado de veículos elétricos cada vez mais competitivo foi, sem dúvida, uma das principais razões que justifica a Apple ter tomado a decisão interna de cancelar o projeto.
Elon Musk, CEO da fabricante de carros elétricos Tesla, reagiu com emojis de saudação e cigarro em sua rede social ao anúncio da Apple.
— Elon Musk (@elonmusk) February 27, 2024
Segundo a Reuters, as taxas de juros elevadas, implementadas para conter a inflação, têm impactado negativamente o otimismo dos consumidores, resultando em uma desaceleração na procura por veículos elétricos. Em geral, esses veículos são mais caros, o que tem levado o setor a reduzir empregos e diminuir a produção. Assim, a falta de margem de lucro e o alto custo, tornaram o projeto inviável para a empresa.
Além disso, várias montadoras, incluindo a líder do mercado de veículos elétricos, Tesla, optaram por reduzir seus investimentos, com algumas revisando seus planos para focar em veículos híbridos em vez de modelos totalmente elétricos.
*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini