PARIS 2024

Quem é Aya Nakamura, que cantou na abertura da Olimpíada?

Aya interpretou um clássico de Charles Aznavour acompanhada pela Guarda Republicana e a performance foi mundialmente elogiada

Aya-Nakamura
Aya Nakamura sofreu ataques racistas ao ser anunciada como atração da Olimpíada – Crédito: Divulgação

Esta sexta-feira (26) será uma data que, certamente, a cantora Aya Nakamura não vai esquecer tão cedo. Ela foi uma das atrações da cerimônia da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 em performance mundialmente elogiada.

Publicidade

Aya interpretou um clássico de Charles Aznavour, acompanhada pela Guarda Republicana. O tributo foi apresentado no Pont des Arts, um símbolo do encontro entre eras, culturas, tradição e modernidade, em nome da liberdade.

Quem é Aya Nakamura?

Ela tem 29 anos. Seu maior hit é “Djadja”, que  fez sucesso na Copa do Mundo de 2018. Também são dela os hits “Copines”, “Avec classe” e “Si Si”. Com quatro álbuns, ela mescla o pop com gêneros como afrobeat, R&B, Zouk e soul.

No início deste ano, a artista enfrentou desafios significativos ao se tornar alvo de ataques racistas. Os rumores de sua apresentação nas Olimpíadas desencadearam uma série de especulações negativas. Ela nasceu em Bamako (Mali), mas foi criada na França. Por isso,  se tornou alvo das críticas por questões políticas.

Publicidade

Em resposta aos ataques, a cantora declarou: “Tornei-me a questão estatal número 1, e é isso que os magoa”. Assim, sua voz tornou-se um símbolo de resiliência e resistência contra o preconceito.

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.