A General Motors se uniu a Lockheed Martin para desenvolver um novo rover lunar para as próximas missões do programa espacial Artemis, que visam retornar a Lua e estabelecer as bases para a viagem a Marte.
“A mobilidade da superfície é crítica para permitir e sustentar a exploração a longo prazo da superfície lunar. Esses rovers de próxima geração irão expandir dramaticamente o alcance dos astronautas”, disse Rick Ambrose, vice-presidente executivo da Lockheed Martin, em um comunicado, revelou a CNBC.
Para a criação de um novo Rover, a NASA solicitou que o próximo modelo tivesse alto nível tecnológico, capacidades extremas para atravessar qualquer tipo de terreno, propulsão elétrica e direção autônoma, entre outros.
Além dos novos requisitos, a General Motors repetidamente participou da criação de diferentes modelos para a NASA, até mesmo o rover lunar usado nas missões do Programa Apollo foi desenvolvido por esta mesma empresa americana.
Por sua vez, a Lockheed Martin indicou que o novo modelo estará preparado para percorrer longas distâncias, com o objetivo de cruzar o polo sul da Lua, onde é mais frio, mais escuro e as condições do terreno são mais perigosas.
*Texto publicado originalmente no site Parabrisas, da PERFIL Argentina.