A Michelin apresentou o único pneu à prova de furos. Conhecido como UPTIS, já foi testado e aprovado. Por não ser perfurado, permite que você se mova com mais segurança e sem nenhum tipo de desconforto que possa causar, devido a alguns danos ao pneu.
Já os pneus novos são mais comprometidos com o meio ambiente, já que 200 milhões de pneus são descartados por ano por quebra ou perda de pressão.
Fabricado com materiais renováveis ou de origem biológica e uma produção mais simples que pode ser realizada com impressoras 3D, o UPTIS ou o sistema à prova de furos podem servir para reduzir o número de rodas que são removidas anteriormente, por um inconveniente.
O projeto começou em 2017, graças a uma parceria com a General Motors, e em 2019 começaram os primeiros testes com os EVs Bolt. Este ano, a Michelin também testou o UPTIS em Munique nas vias públicas.
Conforme revelado por quem fez os testes, a diferença com um pneu convencional quase não é sentida e o conforto é muito bom. A Michelin pretende lançá-los em 2024.
*Texto publicado originalmente no site Parabrisas, da Editora Perfil Argentina.