A Volkswagen está desenvolvendo a nova geração do Passat, modelo que estaria disponível em 2023, mas ainda há dúvidas quanto à sua silhueta: deixará de lado a carroceria do sedan para virar um hatchback ou uma minivan?
Ao contrário do último Passat de origem alemã, a próxima geração será produzida em Bratislava, Eslováquia, na plataforma MQB.
A distância entre eixos será de 2,85 metros para dar bastante espaço aos ocupantes. Além disso, apesar da mudança de design, também terá uma maior capacidade de porta-malas.
Sob o capô, teria um motor 2.0 turbodiesel e a tração será integral (4Motion) em algumas das versões. Também poderia haver uma variante na qual essa motorização poderia ser associada a um motor híbrido elétrico e mecânico que forneceria mais de 200 CV.
É importante relembrar que dentro do mesmo segmento Passat, outra marca que repensou a sua estratégia com um dos seus modelos de maior sucesso foi a Ford com Mondeo. Misturando linhas adotadas de sedans, crossovers e até carros country, a marca oval apresentou os Evos, um possível candidato para competir com a próxima geração de carros da Volkswagen.
Vale lembrar que na China é oferecido para aquele mercado um Passat com silhueta exclusiva de sedan. E na Europa os membros da família ainda são muito bem-sucedidos.
*Texto publicado originalmente no site Parabrisas, da Editora Perfil Argentina.