O Conselho da cidade de Kiev disse nesta manhã de segunda-feira (28) que a capital ucraniana teve uma noite “calma” neste domingo (27). Entretanto, as autoridades alertam que enquanto os combates continuam, os moradores devem permanecer em casa.
“No geral, a noite passada foi calma, excluindo algumas brigas com grupos de sabotagem e reconhecimento. No entanto, a cidade estava ocupada preparando sua defesa. Veremos fortificações, armadilhas para tanques e outras estruturas defensivas que apareceram nas ruas de Kiev”, afirmou o Conselho através de um comunicado.
De acordo com o portal G1, as mercearias e transporte público na capital Kiev estão abertos desde às 8h, no horário local. O toque de recolher na cidade segue mantido entre as 22h e as 7h, também no horário local.
“Pedimos que unam forças e ajudem uns aos outros: perguntem aos seus vizinhos se eles precisam de ajuda, especialmente quando se trata de idosos ou famílias cujos parentes estão defendendo a Ucrânia. Cuidem dos apartamentos dos vizinhos que deixaram a cidade para evitar saques”, completou o Conselho de Kiev.
Entenda o conflito
Nesta quinta-feira (24), Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.
Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia.
“Quem tentar inferir, ou ainda mais, criar ameaças para o nosso país e nosso povo, deve saber que a resposta da Rússia será imediata e levará a consequências como nunca antes experimentado na História”, afirmou Putin
???????? afirma que não atira em objetos civis. Veja como um míssil de “manutenção da paz” atinge um prédio de apartamentos em Kyiv. As mentiras cínicas da mídia fantoche estão tentando disfarçar os crimes da liderança da Rússia contra????????. ????????tropas atacam????????civil????pelo 4º dia consecutivo https://t.co/3j4zOcrPEs
— UKR Embassy in BRA (@UKRinBRA) February 27, 2022