O primeiro dia da sessão emergencial da Assembleia Geral da ONU foi concluído nesta segunda-feira, 28. A reunião dos embaixadores deve ser retomada amanhã, conforme o cronograma da organização.
Aproximadamente 110 países se inscreveram para discursar. Segundo o site G1, o encontro acabou após o discurso de número 45, feito pelo Chile. A Assembleia retoma na terça-feira com o discurso do Paraguai. Os Estados Unidos são o número 112 na lista. A ideia principal é votar, até quarta-feira, uma resolução que condene a invasão da Rússia à Ucrânia.
O encontro só havia sido convocado de forma emergencial 10 vezes desde 1950. A última delas ocorreu em 1997.
Entenda conflito entre Rússia e Ucrânia
Depois de meses de tensão militar, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, autorizou a invasão à Ucrânia, na noite da última quarta-feira. Desde então, tropas dos dois países combatem dentro do território ucraniano.
Um dos fatores que desencadeou o conflito foi a possibilidade da Ucrânia entrar na OTAN, aliança militar do Ocidente. Putin não admite a possibilidade e exige que a Ucrânia se comprometa a nunca entrar na organização.
Moscou vê a entrada da Ucrânia na aliança militar como uma ameaça direta à segurança do país, já que o território ucraniano divide uma vasta fronteira com a Rússia.