O presidente russo Vladimir Putin assinou um decreto nesta terça-feira (8) que bane a exportação de uma série de commodities e matérias-primas produzidas na Rússia. De acordo com a BBC News, a lista completa dos itens ainda está sendo elaborada e deve ser divulgada nos próximos dois dias.
O decreto assinado por Putin tem como objetivo “garantir a segurança da Rússia e o funcionamento ininterrupto da indústria”. A proibição de exportação dos materiais russos vai valer até o fim do ano, segundo a BBC.
Além das enormes exportações de petróleo e gás, a Rússia também é um grande fornecedor global de grãos e metais. Os russos exportam 40% do paládio do mundo, um metal raro, mais caro que o ouro, e é usado em várias indústrias, incluindo na automotiva para produção de catalisadores, que são colocados nos escapamentos de veículos a gasolina.
A medida de Putin é uma resposta ao embargo do petróleo russo e derivados anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, nesta terça-feira (9).
We're banning all imports of Russian oil and gas and energy.
— Joe Biden (@JoeBiden) March 8, 2022
That means Russian oil will no longer be acceptable at U.S. ports and the American people will deal another powerful blow to Putin.
A Rússia também fez ameaças de cortar o fornecimento de gás aos países europeus.
Entenda a invasão da Rússia à Ucrânia
O presidente Vladimir Putin ordenou uma invasão na Ucrânia, na quinta-feira (24).O exército russo faz ofensivas por terra, ar e mar contra pontos estratégicos ucranianos, incluindo a capital Kiev e Kharkiv, segunda maior cidade do país.
Militares russos também conquistam terreno no sul da Ucrânia. Uma cidade portuária, Kherson, já foi tomada.
Um dos fatores que desencadeou o conflito foi a possibilidade da Ucrânia entrar na OTAN, aliança militar do Ocidente. Uma das demandas da Rússia nas negociações sobre a guerra é que a Ucrânia se comprometa a nunca entrar na OTAN e na União Europeia. Moscou também exige que Kiev reconheça a independência das regiões separatistas de Donetsk e Luhansk, no leste ucraniano, e que a Crimeia faz parte da Rússia.
Putin argumenta que está realizando uma “operação especial” para proteger os russos que vivem em território ucraniano. Putin também diz que a Ucrânia está sob controle estrangeiro e que não merece ser um país independente.