A população total da Ucrânia diminuiu em 10 milhões de pessoas desde a invasão russa ao território ucraniano em fevereiro de 2022. A guerra causou um êxodo e uma queda na taxa de natalidade, segundo informações da ONU divulgadas nesta terça-feira (22).
Este conflito não apenas provocou uma crise humanitária imediata, mas também gerou consequências demográficas de longo prazo. A atuação militar e os ataques contínuos resultaram na saída de milhões de pessoas da Ucrânia, agravando problemas populacionais já existentes.
Essa diminuição drástica na população é um reflexo direto de diversos fatores, incluindo a fuga em massa de ucranianos para outros países em busca de segurança e melhores condições de vida. Este deslocamento massivo destaca a complexidade dos desafios enfrentados pela Ucrânia em tempos de guerra.
Desafios demográficos da Ucrânia
O país já registrava baixas taxas de natalidade, uma população envelhecida e uma significativa emigração de jovens em busca de oportunidades fora do país. Estes fatores contribuíram para uma lenta e contínua diminuição populacional, que agora é exacerbada pela guerra.
Segundo o g1, A diretora regional do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Florence Bauer, destacou que a taxa de natalidade na Ucrânia caiu para um dos níveis mais baixos do mundo, com a média de um filho por mulher.
Este índice é muito inferior ao patamar necessário para a renovação populacional, que é de 2,1 filhos por mulher. Além disso, a perda de vidas durante o conflito acentua ainda mais a crise demográfica.
“Globalmente, constatamos que a população na Ucrânia diminuiu em mais de 10 milhões de habitantes desde o início da guerra”, afirmou Bauer.
Ela explicou que a redução é resultado de uma “combinação de fatores” e destacou que “mesmo antes da escalada da guerra”, a Ucrânia enfrentava importantes desafios demográficos.
Como a emigração está afetando o país?
Desde o início das hostilidades, cerca de 6,7 milhões de ucranianos deixaram o país. Esse êxodo massivo não apenas altera a composição demográfica da Ucrânia, mas também tem implicações econômicas e sociais significativas. A fuga de jovens trabalhadores qualificados pressiona a economia do país e reduz a mão de obra disponível, resultando em um impacto adverso no desenvolvimento econômico futuro.
População da Ucrânia: censos
Em 1979, a Ucrânia tinha 49,75 milhões de habitantes; passados dez anos, em 1989, a população havia crescido para 51,71 milhões. Estes censos foram realizados ainda na era soviética. Já em 2022, no início da guerra contra a Rússia, o número de habitantes já havia recuado para 43,65 milhões.
Ukraine: Millions of people, especially in front-line communities, are preparing to face another winter in the midst of ongoing conflict.@UNOCHA and partners continue to provide assistance, but much more support is needed.https://t.co/1COaSpnpYG pic.twitter.com/qoWWq7Gcoc
— United Nations (@UN) October 17, 2024