A Ucrânia está usando uma frota de “drones dragão”: novas armas que cospem fogo na guerra contra a invasão da Rússia, conferindo um toque moderno a uma munição utilizada com efeitos terríveis em ambas as guerras mundiais.
“Drones dragão”
Uma série de vídeos postados no Telegram, pelo Ministério da Defesa da Ucrânia na quarta-feira (4), mostra drones voando baixo lançando torrentes de fogo, que na verdade é metal derretido, sobre posições mantidas pelas tropas da Rússia nas linhas de árvores.
“Os drones de ataque são nossas asas de vingança, trazendo fogo direto do céu!”, disse uma publicação nas redes sociais da 60ª Brigada Mecanizada da Ucrânia.
“Eles se tornam uma ameaça real ao inimigo, queimando suas posições com uma precisão que nenhuma outra arma consegue atingir”, continuou o post.
“Quando nosso ‘Vidar’ funcionar – as mulheres russas nunca vão dormir”, acrescentou. Vidar é o deus da vingança na mitologia nórdica.
Criar esse tipo de medo é provavelmente o principal efeito dos drones de termite, de acordo com Nicholas Drummond, analista da indústria de defesa especializado em guerra terrestre e ex-oficial do Exército Britânico.
“É uma coisa muito desagradável. Usar um drone para entregar isso [o terror] é bem inovador. Mas usado dessa forma, seu efeito deve ter sido mais psicológico do que físico”, Drummond disse à Rede CNN.
Metal derretido: do que é feito?
A mistura incandescente de pó de alumínio e óxido de ferro, chamada termite, queima a temperaturas de até 2.200 °C. Esta mistura cáustica pode queimar rapidamente árvores e vegetação, cobrindo tropas russas, se não matar ou incapacitar os soldados de imediato.
Ao cair do drone, a termite se assemelha ao fogo que sai da boca do dragão, ser mítico, fornecendo a ele – o drone – este apelido.
Ver essa foto no Instagram