Rússia publica vídeo de Chernobyl sob controle de Exército

Governo de Vladimir Putin divulga conquista da usina nuclear ao tentar a tomada de Kiev.

Rússia publica vídeo de Chernobyl sob controle de Exército
Vídeo mostra primeiras imagens da usina nuclear de Chernobyl sob controle do Exército russo (Crédito: Getty Images)

A Rússia publicou neste sábado, 26, um vídeo com as primeiras imagens da usina nuclear de Chernobyl sob o controle do Exército russo. Isso três dias depois de terem conseguido tomar posse de um dos locais mais radioativos do mundo.

Publicidade

A filmagem foi divulgada pelo Ministério da Defesa da Rússia e mostra soldados russos patrulhando a usina nuclear e monitorando os níveis de radiação.

Em um vídeo de pouco mais de dois minutos, um soldado russo também é visto controlando uma série de monitores junto com um soldado ucraniano que permanece no local apesar de ter sido capturado pela Rússia. Além disso, é possível ver diferentes pontos fora da usina nuclear, que é fortemente vigiada pelo exército russo, informou a agência de NA.

Chernobyl sob o comando de Vladimir Putin

Publicidade

Dentro da seleção de imagens, foram mostrados soldados carregando fuzis, tanques militares patrulhando a área e franco-atiradores localizados nos telhados das instalações.

Chernobyl ficou sob o controle do exército do governo de Vladimir Putin nas primeiras horas em que a Rússia começou a invadir a Ucrânia.

As autoridades ucranianas já tinham avisado que os níveis de radiação à volta da central nuclear se tinham multiplicado por 20 nas últimas horas. Mas a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) estimou que não apresentavam “nenhum perigo para a população”.

Publicidade

*reportagem original publicada em: https://www.perfil.com/noticias/internacional/rusia-publico-video-primeras-imagenes-chernobyl-bajo-control-ejercito.phtml