Ucrânia fechará fronteiras com Rússia e Belarus

Decisão foi anunciada pelo primeiro-ministro ucraniano e apenas cidadãos do país poderão cruzar fronteiras.

Ucrânia fechará fronteiras com Rússia e Belarus
Apenas cidadãos da Ucrânia poderão cruzar as fronteiras (Crédito: Getty Images)

O primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmyhal, disse neste sábado, 26, que o País vai fechar suas fronteiras para Rússia e Belarus. O anúncio foi feito em um vídeo publicado no Telegram, segundo informações da CNN Internacional.

Publicidade

Mais cedo, o Exército da Rússia recebeu ordens para expandir a ofensiva contra a Ucrânia. O governo de Vladimir Putin chegou a pedir, e acordo com informações de veículos internacionais, que os ucranianos estimulem a Ucrânia a “remover imediatamente todo o armamento pesado das áreas urbanas“.

Somente cidadãos da Ucrânia serão autorizados a cruzar essas fronteiras, mas Shmyhal não informou quando entra em vigor o fechamento das fronteiras. Desde sexta-feira, 25, a Rússia tenta invadir a capital ucraniana. O presidente Volodymyr Zelensky disse que não vai se render, nem “baixar as armas“.

Ataques no terceiro dia de invasão

O sábado foi marcado por ataques em um prédio residencial, outras cinco explosões em Kiev e um incêndio em uma base de armas em Balakleya, na Ucrânia. O prefeito de Kiev, Vitaliy Klychko, anunciou a ampliação do toque de recolher noturno na cidade, das 18h às 7h. Antes, o horário era das 22h às 7h.

Publicidade

Segundo o Ministério da Saúde da Ucrânia, 198 pessoas foram mortas desde o início da ofensiva russa. Há também 1.115 pessoas feridas. Diferentes países, como França e Reino Unido, têm enviado armas e outros equipamentos para Ucrânia.