Alta no barril de petróleo

Um barril de petróleo pode chegar a US$ 100

Alta no barril de petróleo
Extração de petróleo (Créditos: Vanderlei Almeida/ Getty Images)

 O alto valor de um barril de petróleo, que deve chegar aos US$ 100 ainda neste ano, o que pode despertar o interesse de investidores de outros países. De acordo com especialistas entrevistados pelo CNN Brasil Business, existem três principais motivos para a alta: demanda global, possível redução no Impacto da variante Ômicron e o corte nas ofertas da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo).

Publicidade

Desde o terceiro trimestre de 2020, a demanda de petróleo voltou a crescer, sobretudo nos países mais desenvolvidos, que foram os primeiros a assimilarem a pandemia do Covid-19 e passaram a se recuperar da crise de forma mais rápida.

Outro fator que deve influenciar a elevação no preço dos barris de petróleo são as energias renováveis, de acordo com o analista da Ativa. Além disso, o Ministério de Minas e Energia afirma que quase metade da energia produzida pelo Brasil vem de fontes renováveis.

A partir disso, o índice do Ibovespa passa a se destacar, o que é positivo para a economia do país. Pelo fato do Brasil possuir empresas especializadas em commodities, o mercado passa a se destacar diante os investidores dos países desenvolvidos.