superquarta

Banco Central dos EUA mantém intervalo de juros inalterado

Dólar e Ibovespa fecham em alta após Fed manter juros dos EUA inalterados e à espera do Copom

juros-EUA
(Crédito: Canva Fotos)

Desde o início da semana o dólar vem acumulando baixas, mas isso se inverteu e boa parte da sessão desta quarta-feira (20) operou no positivo e fechou em leve alta, com investidores atentos aos sinais sobre juros nesta “Superquarta”, dia de decisões de política monetária no Brasil e nos Estados Unidos. O Ibovespa também teve ganhos.

Publicidade

Ao final da sessão, a moeda norte-americana subiu 0,15%, cotada a R$ 4,880. Já o Ibovespa fechou em alta de 0,72%, aos 118.695 pontos.

No dia anterior, o dólar fechou com alta de 0,35%, vendido a R$ 4,8725. Com o resultado de hoje, a moeda passou a acumular alta de 0,19% na semana, quedas de 1,41% no mês e de 7,54% no ano.

EUA

O Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), manteve os juros do país inalterados nesta quarta-feira (20), em uma faixa de 5,25% a 5,50% ao ano. Esse continua sendo o maior nível das taxas desde 2001.

A decisão já era esperada pelo mercado e veio após o comitê ter elevado a taxa básica do país em 0,25 ponto percentual em sua última reunião, em julho, em mais uma tentativa de controlar a pressão inflacionária na maior economia do mundo.

Apesar da manutenção, os dirigentes do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) indicaram que uma nova alta das taxas pode acontecer até o final do ano, sinalizando que a política monetária mais restritiva também deve se estender para 2024.

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.