9ª ALTA SEGUIDA

EUA: Federal Reserve aumenta juros em 0,25 ponto percentual

Enquanto o mercado financeiro esperava um aumento de 0,5 ponto percentual, o posicionamento se tornou mais pessimista depois da mudança do cenário do país com a falência de dois bancos americanos.

EUA: Federal Reserve aumenta juros em 0,25 ponto percentual
Presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos atendeu a jornalistas em coletiva após anúncio (Crédito: Alex Wong/Getty Images)

O Fed (Federal Reserve, o Banco Central dos Estados Unidos) anunciou que a taxa de juros teve alta de 0,25 ponto percentual. O número, traçado entre intervalos, foi elevado de 4,5% a 4,75% para 4,75% a 5% ao ano por decisão unânime.

Publicidade

O comunicado por onde foi feito o anúncio diz que “indicadores recentes apontam crescimento modesto do gasto e da produção. Os ganhos de empregos aumentaram nos últimos meses e estão ocorrendo em um ritmo robusto; a taxa de desemprego manteve-se baixa. A inflação continua elevada”.

A autoridade monetária já havia feito um ajuste depois de uma reunião na semana passada, fazendo o primeiro ajuste de 0,25 ponto percentual, e desta vez anunciou um novo aumento pela 9ª reunião consecutiva. O processo de alta iniciou em março de 2022, em dezembro do mesmo ano o ajuste foi de 0,5 ponto percentual, antes disso, passou por quatro altas consecutivas de 0,75 ponto percentual. Em um ano, a alta foi de 4,75 pontos percentuais.

Enquanto o mercado financeiro esperava um aumento de 0,5 ponto percentual, o posicionamento se tornou mais pessimista depois da mudança do cenário do país com a falência de dois bancos dos EUA. A esperança de uma redução na oferta de crédito contribui para a contenção da inflação.

“O sistema bancário dos EUA é sólido e resiliente. Acontecimentos recentes devem resultar em condições de crédito mais restritivas para famílias e empresas e pesar na atividade econômica, nas contratações e na inflação. A extensão desses efeitos é incerta. O Comitê permanece altamente atento aos riscos de inflação”, afirmou ainda o comunicado do Fed. A instituição deixou em aberto uma nova alta nos juros na próxima reunião, agendada para o dia 03 de maio.

Publicidade

“Algum endurecimento adicional da política pode ser apropriado para atingir uma postura de política monetária que seja suficientemente restritiva para retornar a inflação para 2% ao longo do tempo”, diz o texto do Fed.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.