O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central começou hoje mais uma reunião em que definirá o patamar para a Selic. A nova taxa básica de juros deve ser divulgada amanhã (4).
Na ata do encontro anterior, o BC sinalizou que deve voltar a aumentar, pela 11a vez consecutiva, a Selic. O atual ciclo de alta teve início em março de 2021. A taxa atual é de 11,75% ao ano e deve subir 1 ponto percentual, nesta reunião, segundo previsão do mercado financeiro.
No último boletim Focus, em que o BC mede a expectativa do mercado financeiro, a projeção é de que a taxa básica encerre 2022 em 13,25% ao ano.
As estimativas do mercado para a inflação estão crescendo há, pelo menos, 16 semanas.
No mês passado, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, indicou que o futuro das taxas de juros no Brasil vai depender da extensão dos efeitos da guerra entre Rússia e Ucrânia, além de outros eventuais choques sobre a inflação.
A taxa Selic serve como parâmetro de quanto o governo paga para tomar dinheiro emprestado por meio da emissão de títulos públicos.
Hoje, o Federal Reserve Bank (FED) também começa a discutir os juros para os títulos norte-americanos. Uma esperada nova alta por lá tem o potencial de atrair fluxo de capital que iria para outros países.
Segundo economistas de grandes bancos, o Copom deve elevar a Selic em 1 ponto percentual na quarta-feira (4):https://t.co/xptLGWwub0
— Bloomberg Línea Brasil (@BloombergLineaB) May 3, 2022