No Brasil, milhões de cidadãos dependem dos benefícios providos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para manterem a sua qualidade de vida. Em junho deste ano, o calendário de pagamentos do INSS já está definido e, para muitos, há uma possibilidade de antecipação dos fundos. Saiba agora como isso vai funcionar e quem será beneficiado com essa medida.
O INSS confirmou que os depósitos para os beneficiários que recebem até um salário mínimo começarão em breve. Esses pagamentos são aguardados com expectativa por quem depende dessa renda para o seu sustento e despesas mensais. Especialmente em momentos de maior necessidade, como foi identificado recentemente em algumas regiões do Brasil.
Como verificar o calendário de pagamentos do INSS?
O INSS divulgou o calendário de pagamento das aposentadorias, pensões e auxílios para o mês de junho. Para os beneficiários que ganham até um salário mínimo, os pagamentos seguirão a ordem do último número do cartão do benefício, como de costume.
O que mudou nos pagamentos este mês?
Seguindo a tendência dos últimos meses, o processo de depósito dos benefícios continua a ser realizado de acordo com o número final do cartão de cada beneficiário. No entanto, após as fortes chuvas e enchentes que acometeram o Rio Grande do Sul em abril, houve uma decisão de antecipar os pagamentos para os moradores desta região.
Quem pode sacar os benefícios antes do previsto?
A antecipação foi confirmada pelo INSS, mas é limitada geograficamente. Apenas os moradores do Rio Grande do Sul terão os seus benefícios disponibilizados já no primeiro dia de depósito. Esta decisão visa a auxiliar quem foi diretamente afetado pelas adversidades climáticas que impactaram severamente o estado no mês anterior.
- Final 1: 24 de junho;
- Final 2: 25 de junho;
- Final 3: 26 de junho;
- Final 4: 27 de junho;
- Final 5: 28 de junho;
- Final 6: 1 de julho;
- Final 7: 2 de julho;
- Final 8: 3 de julho;
- Final 9: 4 de julho;
- Final 0: 5 de julho.
Para os beneficiários que recebem valores acima de um salário mínimo, os pagamentos serão efetuados de acordo com uma escala que começa no dia 1 de julho, seguindo também a ordem do número final do cartão do benefício.
Para mais informações ou para consultar o extrato do seu benefício, visite o site Meu INSS. Essa plataforma online permite que os segurados acessem diversos serviços e informações sem sair de casa, garantindo maior comodidade e segurança, principalmente em tempos de pandemia.
Esteja sempre atento aos calendários de pagamento e às possíveis antecipações, que podem variar dependendo de situações emergenciais ou alterações no cronograma oficial do INSS.
Siga a gente no Google Notícias