O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou os pagamentos dos benefícios referentes ao mês de dezembro para aposentados e pensionistas. Este mês é particularmente aguardado, pois inclui o 13º salário para alguns beneficiários. As datas de recebimento desses pagamentos são determinadas pelo valor do benefício e pelo número final do cartão dos beneficiários.
Todos os que começaram a receber seus benefícios a partir deste ano também têm direito ao 13º salário. Aqueles que se aposentaram a partir de junho de 2024 receberão esse pagamento extra em parcela única juntamente com seu benefício de dezembro, proporcionando um alívio financeiro no final do ano.
Como é o Calendário do 13º do INSS?
As datas de pagamento do 13º salário do INSS variam conforme o valor recebido e o número final do cartão de benefício. Veja a seguir as datas específicas:
- Para benefícios até um salário mínimo:
- Final 9: 5 de dezembro
- Final 0: 6 de dezembro
- Para quem recebe mais de um salário mínimo:
- Final 4 e 9: 5 de dezembro
- Final 5 e 0: 6 de dezembro
Esses pagamentos são importantes para muitos aposentados e pensionistas, proporcionando maior segurança financeira no final do ano, especialmente em tempos festivos.
Como Funciona o Calendário de Pagamentos do INSS?
O INSS organiza seus pagamentos com base em calendários específicos, dando prioridade aos beneficiários que ganham um salário mínimo. Esses indivíduos normalmente recebem seus valores nos últimos dias úteis do mês atual e nos primeiros dias do mês seguinte. Para aqueles que recebem acima do salário mínimo, os pagamentos são realizados nos primeiros dias do mês subsequente, com base no número final de seu cartão de benefício.
Qual é o Valor do 13º Salário?
O 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS equivale a uma parcela do benefício mensalmente recebido. No caso de benefícios temporários, como o auxílio-doença, o valor do 13º será proporcional ao período em que o benefício foi concedido. Além disso, os beneficiários que recebem até dois salários mínimos estão isentos do Imposto de Renda sobre esse pagamento extra. Benefícios relacionados a doenças graves também são isentos, e aposentados com 65 anos ou mais possuem uma cota extra de isenção a partir do mês de aniversário.
Siga a gente no Google Notícias