BOLETIM FOCUS

Mercado reduz as estimativas de inflação para 2023 e 2024

Os números, divulgados pelo Banco Central nesta segunda-feira (31), apontam um crescimento de 2,24% do PIB para este ano

Mercado reduz as estimativas de inflação para 2023 e 2024
O Banco Central consultou 100 instituições financeiras na semana passada sobre estimativas de inflação e crescimento do PIB, entre outros (Crédito: Canva Fotos)

Os economistas do mercado financeiro reduziram mais uma vez a previsão de inflação para este ano: de 4,90% para 4,84%. A informação consta no relatório “Focus”, divulgado nesta segunda-feira (31) pelo Banco Central. O levantamento, realizado na semana passada, ouviu mais de 100 instituições financeiras sobre as projeções para a economia.

Publicidade

Ainda que exista a previsão de recuo na estimativa de inflação do mercado para 2023, ela ainda segue acima do teto da meta estabelecido pelo governo, fixada em 3,25% pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). A meta de inflação oficial será considerada formalmente cumprida se o índice em 12 meses variar dentro do intervalo de 1,75% a 4,75%.

Caso a projeção do mercado financeiro seja confirmada, este será o terceiro ano seguido de estouro da meta de inflação, ou seja, o qual o Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) ficaria, então, acima do teto fixado pelo governo. No ano passado, o índice da inflação alcançou 5,79%.

Para o ano de 2024, as estimativas de inflação projetada do mercado financeiro teve um ligeiro recuo de 3,90% para 3,89%. A meta de inflação do próximo ano, definida pelo CMN, é de 3% e será considerada cumprida se oscilar entre 1,5% e 4,5%.

Para o crescimento do PIB deste ano, a projeção do mercado financeiro, divulgada no Boletim Focus, permaneceu estável em 2,24% na última semana. O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e o indicador serve para medir a evolução da economia.

Publicidade

O aumento na projeção ocorre após a divulgação do resultado do PIB do primeiro trimestre, que apontou expansão de 1,9% na comparação com os três últimos meses do ano passado; resultado ficou acima das expectativas de economistas. Para 2024, a previsão de crescimento do mercado financeiro permaneceu em 1,3%.

 

Publicidade

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.