O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, anunciou nesta quinta-feira (29) o bloqueio das contas da Starlink no Brasil, subsidiária da SpaceX de Elon Musk. A empresa é reconhecida por operar uma vasta rede de satélites que tem o objetivo de levar internet a pontos remotos do planeta. Com uma constelação de satélites situada em órbita terrestre baixa, a rede da Starlink fornece internet banda larga a uma variedade de serviços, facilitando a conexão em áreas de difícil acesso e de baixa densidade populacional.
Starlink now approved in 105 countries! https://t.co/qZtyTmhqNr
— Elon Musk (@elonmusk) August 29, 2024
Por que as contas da Starlink foram bloqueadas?
Segundo comunicado oficial, a ação do ministro Alexandre de Moraes visa à análise minuciosa das operações da Starlink no Brasil. Operando desde 2019, a empresa já possui cerca de seis mil satélites em órbita, destacando-se como a maior constelação de satélites do mundo operando em baixa órbita.
“Combinando satélites avançados, equipamento de usuário e nossa profunda experiência em naves espaciais e operações em órbita, a Starlink oferece internet de alta velocidade e baixa latência para usuários em todo o mundo”, afirma a empresa em seu site oficial. A tecnologia promete menor tempo de resposta de envio e recebimento de dados, com velocidades de download variando entre 100 Mb/s e 200 Mb/s.
Histórico da empresa no Brasil
Desde 2022, a Starlink já opera no Brasil com a autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). No mesmo ano, Elon Musk visitou o Brasil para anunciar investimentos significativos no país, incluindo a proposta de prover conexão de internet a 19 mil escolas rurais e implementar um sistema de monitoramento ambiental da Amazônia.
Em fevereiro de 2023, uma terra indígena Yanomami em Roraima instalou sua primeira antena de internet via satélite da Starlink. Já em 2024, a Starlink destacou-se pela rápida resposta em situações de emergência no Rio Grande do Sul. Com as enchentes que afetaram a região, Elon Musk anunciou a doação de mil terminais para equipes de emergência, garantindo acesso gratuito à internet até que a região se recupere por completo.
Siga a gente no Google Notícias