MORDIDA DO LEÃO

Prazo para declaração do IR termina dia 31; veja o que acontece se você não enviar

Contribuintes que não declararem seus rendimentos à Receita Federal estarão sujeitos a multas

Empresas têm até dia 29 para enviar comprovantes de rendimentos
Documento é necessário para a declaração do Imposto de Renda – Crédito: Joédson Alves/Agência Brasil

O prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda (IR) acaba nesta quarta-feira (31). Os contribuintes que não entregarem a declaração até as 23h59 do derradeiro dia estarão sujeitos a multas.

Publicidade

Segundo informações da Receita Federal, até a tarde da última terça-feira (23), aproximadamente 28,6 milhões de contribuintes já haviam entregado o documento. A expectativa do Fisco é que 39,5 milhões de declarações sejam entregues neste ano. O número representa um aumento de 8,8% em comparação ao ano passado, quando a Receita recebeu 36,3 milhões de documentos.

Para quem não entregar, a mordida do leão pode ser dolorosa. A multa é corrigida em 1% ao mês ou fração de mês de atraso sobre o valor devido.  A quantia mínima é de R$ 165,74 e a máxima de 20% do total devido. Assim, quanto mais tempo de atraso, maior será a multa.

Em relação à multa, o professor da FIA Business School, Carlos Honorato, considera este o menor dos problemas. “Se você não entrega, você fica com uma pendência na Receita Federal e isto pode reverberar em diversos outros pontos, como ter dificultade de emitir algum documento, certião e até mesmo emitir um passaporte”.

Ele reforça que o maior problema, de fato, é ter uma pendência com a Receita e que o ideal é fazer a declaração mesmo que todos os dados não estejam disponíveis. “Depois, o contribuinte pode fazer uma retificação. E mesmo que você caia na malha fina, você tem como se defender em fazer o ajuste no tempo hábil”, explica.

Publicidade

Para aquelas pessoas que não conseguirão  completar os dados até o fim do prazo, Honorato diz que também “o ideal é preenchar com as informações que o contribuinte tem. Em geral, as pessoas registradas podem optar pela declaração simplificada, que tem um desconto padrão e que é a mais fácil de preenchar”.

O prazo para retificar o Imposto de Renda 2023 para quem declarou com erro ou deixou faltar informações é de até cinco anos após a declaração original.

O programa gerador do Imposto de Renda 2023 está disponível para download desde 9 de março. Veja aqui como baixar.

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.