assunto é tabu

Quanto o Brasil arrecadaria em impostos com a legalização da maconha?

O assunto voltou a dominar as redes sociais quando a cantora Anitta se posicionou a favor da legalização da maconha no país.

Quanto o Brasil arrecadaria em impostos com a legalização da maconha?
A maconha tem diversos fins produtivos (Crédito: Alberto Ortega/Getty Images)

A maconha ainda é um tabu no Brasil, mas a legalização já aconteceu em diversos lugares do mundo e gerou uma arrecadação de impostos expressiva. Recentemente, o assunto voltou a dominar as redes sociais quando a cantora Anitta se posicionou a favor da legalização da maconha no país.

Publicidade

Para colocar os valores no papel, a empresa de inteligência de mercado de cannabis, Kaya Mind, fez um estudo e chegou à conclusão de que o Brasil poderia arrecadar cerca de oito bilhões de reais após quatro anos de legalização da maconha no país. O cálculo da empresa inclui a regulamentação de todas as formas de consumo da planta: medicinal, recreativo e o uso do cânhamo na fabricação de diversos produtos.

“Para o uso medicinal, a gente aplicou uma série de variáveis científicas, socioeconômicas e culturais para compor as métricas e fatores levados em consideração na análise. No caso do uso do cânhamo foi analisado pela ótica do agronegócio, pelo potencial produtivo no Brasil. Já para o uso adulto [uso recreativo], o número de pessoas e a quantidade de cannabis consumida por mês foram levados em consideração para estimar o mercado de uso adulto no Brasil”, explicou Thiago Cardoso, cofundador e chefe de inteligência da Kaya Mind, em entrevista ao UOL.

Além da arrecadação, a Kaya Mind ainda crê que a regulamentação da planta poderia gerar mais de 117 mil empregos e movimentar aproximadamente R$ 26,1 bilhões em quatro anos.

 

Publicidade

 

 

Publicidade