O gênero True Crime tem ganhado bastante notoriedade nos últimos anos. Nesse meio tempo, diversas histórias foram parar no cinema e em séries de TV. Uma das últimas delas, e mais comentadas, foi “Dahmer: Um Canibal Americano”, lançada pela Netflix em 2022, sendo sucesso mundial na plataforma.
Quando o assunto é adaptações de histórias True Crime para diferentes tipos de mídias, os quadrinhos não ficam de fora! E, pensando nisso, o site Aventuras na História separou seis HQs do gênero que são um prato cheio para os amantes dessa temática.
Dá uma olhada e não se esqueça de adquirir os seus favoritos na Amazon, tá?
1. Meu Amigo Dahmer, de Derf Backderf (2017) – https://amzn.to/3JG8Wr5
A obra revela expõe um retrato do jovem Jeff Dahmer durante seus anos de ensino médio, antes de se tornar o notório “canibal de Milwaukee“. O autor da obra frequentou a mesma escola que Dahmer nos anos 1970 e compartilhou uma intimidade com ele que possivelmente só seria compartilhada pelas futuras vítimas do assassino. Essa história em quadrinhos, que oferece uma visão antecipada da jornada de Dahmer, recebeu o prêmio no Festival de Angoulême, na França, em 2014, e foi reconhecida pela revista Time como um dos cinco melhores livros de não ficção de 2012.
2. Henri Désiré Landru – o Maior Serial Killer da França, de Christophe Chabouté (2020) – https://amzn.to/43ew9rl
Com sua extraordinária versatilidade, Chabouté nos presenteia com mais uma de suas criações, “Henri Désiré Landru”, uma narrativa que aborda a história do assassino em série que chocou a França no início do século XX. Landru conseguiu burlar a polícia por anos, tornando-se o principal tema de conversa nos meios de comunicação da época, que ansiavam por relatos mórbidos e sensacionalistas, desviando a atenção do público de questões políticas de maior relevância.
3. Do inferno, de Alan Moore e Eddie Campbel (2014) – https://amzn.to/3NHerXy
Um relato da história de Jack, o Estripador, o assassino mais enigmático e famoso da história. Alan Moore, o aclamado autor de quadrinhos responsável por obras como “Watchmen” e “V de Vingança”, nos oferece “Do Inferno”, uma profunda reflexão sobre a mente perturbada cuja violência e crueldade deixaram uma marca indelével no início do século 20.
4. Ed Gein, de Harold Schechter e Eric Powell (2022) – https://amzn.to/3XCo1j4
Um sádico psicopata. Uma série de assassinatos terríveis. E uma história de true crime tão perturbadora que ultrapassa os limites da realidade para ser eternizada em uma narrativa de horror. A graphic novel “Ed Gein”, escrita por Harold Schechter, autor renomado por sua obra “Anatomia do Mal”, e ilustrada pelo famoso quadrinista Eric Powell, explora minuciosamente as origens do assassino necrófilo que aterrorizou os Estados Unidos na década de 1950.
5. Veneno: Anjo de Bremen, de Barbara Yelin e Peer Meter (2022) – https://amzn.to/3JJUcaL
No quadrinho “Veneno: Anjo de Bremen”, o escritor Peer Meter e a artista Barbara Yelin aprofundam-se no caso de Gesche, proporcionando uma narrativa cativante, dinâmica e misteriosa. Por meio de suas ilustrações, eles imergem o leitor na atmosfera sombria da época, utilizando o grafite para explorar os aspectos sombrios da história. Ao mesmo tempo, revelam minuciosamente os detalhes e enigmas de uma narrativa verdadeiramente assustadora e surpreendentemente autêntica.
6. Uma História Real de Crime & Poesia, de David L. Carlson e Landis Blair (2022) – https://amzn.to/3pxT4A5
A graphic novel aclamada, criada por David L. Carlson e Landis Blair, começa com a declaração: “Sua libertação só acontecerá quando você conseguir romper as barreiras mentais”. Este trabalho habilmente entrelaça palavras e imagens para contar a história de um pai cego, um filho órfão e sua conexão com o crime mais marcante do século.