
Um documentário chamado “Choquei – Lacrando Vidas” viralizou nas redes sociais ao expor a relação da agência Mynd8, que trabalha com influenciadores e páginas de fofoca no Brasil. Entre elas, a página Choquei.
Produzido por Daniel Penin, o vídeo apresenta detalhes sobre o financiamento da página de fofocas Choquei, alvo de críticas após a divulgação de informações falsas sobre um suposto relacionamento entre a mineira Jessica Canedo e o humorista Whindersson Nunes. Como consequência à repercussão, a jovem suicidou-se.
O documentário “Choquei – Lacrando Vidas”
Segundo o documentário, a agência Mynd8 teria criado fake news sobre Jessica e utilizado diversos outros perfis gerenciados pela empresa, para ajudar na disseminação deste conteúdo.
A empresária Fatima Pissarra é uma das figuras centrais abordadas no documentário, que aborda sua participação na empresa e como ocorre o gerenciamento de perfis administrados por ela.
Hmmmm…. Quer dizer que o dono da choquei, o dono da garoto do blog e a Fátima Pissarra estavam juntinhos numa festa no dia 23 de junho de 2023? Interessante 👇🏻 pic.twitter.com/ngHVu29w2I
— Daniel Penin (@peninoficial) January 2, 2024
Choquei foi financiada pelo governo Lula?
O documentário também aborda uma possível relação entre a Mynd8 e o Governo Federal. O autor do vídeo questiona ainda a relação da página Choquei com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) pretende protocolar requerimento solicitando informações sobre possíveis repasses de verbas públicas para o perfil de fofoca.
“Nos Governos petistas passados vimos escândalos como o que ficou conhecido como ‘mensalinho do Twitter’, onde blogueiros recebiam verba pública para fazer propaganda do Governo. Não é de hoje que a Choquei, além de disseminar ódio e fake news (como a que levou a morte da jovem Jéssica Canedo), faz também propaganda pro Governo. Queremos saber se a Choquei, ou qualquer outra página agenciada pelos mesmos donos, recebeu dinheiro público para passar pano pro PT”, afirma Kataguiri ao portal O Povo.
Agência que gerenciava Choquei se posiciona sobre caso
A agência de entretenimento e propaganda Mynd8 se manifestou sobre a morte de Jéssica Canedo. Em comunicado, a empresa negou que o perfil Choquei faça parte do casting. A corporação afirmou que participa apenas da intermediação de venda de publicidade em perfis nas redes sociais.
“A Mynd não participa em nenhum momento do conteúdo editorial de nenhum perfil”, segue a nota. “Todos os perfis são totalmente independentes e administrados por seus donos que definem todo e qualquer conteúdo”.