NOS TEMPOS DO IMPERADOR

MPT-RJ investiga racismo em bastidores de novela da Globo

Atrizes relatam diferença de tratamento entre profissionais brancas e negras no set de filmagens.

MPT-RJ investiga racismo em bastidores de novela da Globo
Caso de racismo teria acontecido nos bastidores da novela Nos Tempos do Imperador (Crédito: Divulgação/ TV Globo)

O Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ) abriu inquérito para investigar denúncias de racismo nos bastidores de uma novela da Globo. Testemunhas que participaram das gravações de Nos Tempos do Imperador, em 2021, alegam que a emissora foi conivente com situações preconceituosas.

Publicidade

Um grupo de procuradoras de Justiça trabalhista carioca irá apurar as denúncias que, segundo informações do portal Notícias da TV, conta com mais de 10 depoimentos de profissionais até o momento. Depois da análise de documentos e de todos os depoimentos colhidos deve ser ajuizada uma ação civil pública.

Uma colega de elenco das atrizes que alegam ter sofrido racismo no set de filmagem diz ter notado a diferença de tratamento entre profissionais negros brancos. Segundo ela, as atrizes negras eram encaminhadas para se arrumarem em local diferente das atrizes brancas, com as quais também não deveriam conversar para “não atrapalhar” as gravações.

A emissora divulgou uma nota em março do ano passado reiterando que “preconceito racial é uma prática não tolerada pela Globo”. Na época, o caso veio a público com a atribuição de culpa pelos atos de racismo ao ex-diretor artístico da Globo, Vinicius Coimbra. Ele foi demitido logo em seguida.

“Nesse sentido, foram identificadas oportunidades de aperfeiçoar nossos processos internos para tratar adequadamente esta e outras temáticas sensíveis, garantindo que sua abordagem contribua para o avanço no caminho da diversidade, preservando a sensibilidade do público e de nossos colaboradores”, concluiu a emissora.

Publicidade

À época, a empresa também reconheceu que “poderia ter adotado precauções extras para abordar a temática racial, nas diversas dimensões que a produção exigia”, se referindo à novela em questão. Foi reiterado que faz parte da política da Globo promover treinamentos pela diversidade e inclusão.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.