Tom Hanks precisou alertar os fãs sobre comercial de plano odontológico. A empresa usou IA (Inteligência Artificial) para reproduzir a aparência do ator e inseri-lo na propaganda. “CUIDADO! Tem um vídeo por aí promovendo um plano odontológico com uma versão feita por IA de mim”, escreveu Hanks. “Não tenho nada a ver com isso.”
Ver essa foto no Instagram
+++LEIA MAIS: O Código Da Vinci: Historiador faz descoberta digna de filme com Tom Hanks
Não é a primeira vez que o tema vem à tona entre atores. Estúdios de cinema propuseram usar IA para escanear os rostos de figurantes e usar a imagem deles para sempre e indefinidamente (via NME). A ideia ganhou notoriedade em meio à greve dos sindicatos em Hollywood. Atores e roteiristas exigem pagamento considerado justo de royalties residuais de plataformas de streaming, e a regulamentação do uso de IA.
+++LEIA MAIS: Greve em Hollywood tem “proposta Black Mirror” com IA; entenda
No podcast The Adam Buxton, Tom demonstrou preocupação com o uso da tecnologia: “Eu poderia ser atingido por ônibus amanhã, e é isso, mas performances poderiam continuar indo e indo e indo. E fora do entendimento do que é IA ou deepfake, não haverá nada para te dizer que aquilo não sou eu. Terá algum grau de qualidade realista. Esse é certamente um desafio artístico, mas também legal.”