CANTAM, DANÇAM E ATUAM

Status Egot: saiba quem são os artistas que fazem parte do seleto grupo

Na seleta lista estão artistas que já venceram os quatros principais prêmios de entretenimento: Emmy (televisão), Grammy (música), Oscar (cinema) e Tony (teatro).

Status Egot: saiba quem são os artistas que fazem parte do grupo
Whoppi Goldberg, John Legend e Viola Davis (Crédito: Getty Images)

Com a vitória na categoria ‘Melhor Livro de Áudio, Narração e Gravação de Contação de Histórias’, durante o Grammy 2023, a artista Viola Davis, alcançou o status EGOT.

Publicidade

Ela entrou para a seleta lista de artistas que já venceram os quatros principais prêmios de entretenimento – Emmy (televisão), Grammy (música), Oscar (cinema) e Tony (teatro).

Viola Davis venceu o Emmy por seu papel na série “How to Get Away with Murder”, em 2015, um Oscar por “Um Limite Entre Nós”, em 2017, dois prêmios Tony por “King Hedley II”, em 2001, e “Um Limite Entre Nós”, em 2010, e agora um Grammy por “Finding Me”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Publicidade

Uma publicação compartilhada por VIOLA DAVIS (@violadavis)

Segundo matéria da CNN, a atriz se igualou a artistas como Audrey Hepburn, Whoopi Goldberg, Barbra Streisand e John Legend. Confira outros artistas que também tem o status Egot:

Publicidade

RICHARD ROGERS

O compositor foi o primeiro artista a conquistar o EGOT. Além disso, ele também conquistou o principal prêmio da literatura, o Pulitzer. Rogers levou o Oscar Melhor Canção Original para o romance “State Fair”, em 1946.

Rogers venceu dois Emmys: Melhor Contribuição Musical para a Televisão para “Cinderela”, em 1957, e Música Original Composta para a Televisão para “Winston Churchill: The Valiant Years”, em 1962.

Durante sua carreira, ele conquistou oito Tonys. No Grammy, ele também acumula diversos prêmios. Conquistando o primeiro em 1961 e o último em 2020.

Publicidade

HELEN HAYES

A atriz norte-americana foi a primeira mulher a conquistar o status EGOT. Hayes ganhou três prêmios Tony: em 1947 com o musical “Parabéns”; o segundo com “Time Remembered” em 1958; e o terceiro em 1980, que foi concedido em homenagem a sua carreira teatral.

Ela conquistou dois Oscars: o primeiro em 1932 como Melhor Atriz no longa “O Pecado de Madelon Claudet” e, em 1971, como Melhor Atriz Coadjuvante no filme “Aeroporto”. Por seu papel na série de TV “Schlitz Playhouse of Stars”, ela venceu o Emmy em 1953. Por fim, em 1977, ela conquistou um Grammy por Melhor Álbum Falado por “Great American Documents”.

Publicidade

WHOOPI GOLDBERG

A artista multifacetada conquistou o Grammy em 1985 por Melhor Gravação de Comédia. O Oscar veio alguns anos depois, em 1991, como Melhor Atriz Coadjuvante no romance “Ghost”.

Mais de dez anos depois, em 2002, ela conquistou um Emmy e um Tony. Em 2009, Goldberg venceu mais um prêmio de televisão.

BARBRA STREISAND

Com oito Grammys, quatro Emmys e dois Oscars, Streisand alcançou sucesso em diversos campos da arte. Entre seus principais trabalhos, estão: “Funny Girl – Uma Garota Genial”, “Nasce uma Estrela” e o disco “My Name is Barbra”.

LIZA MINNELLI

A atriz norte-americana se consagrou com longa “Cabaret”, de 1973, pelo qual ganhou um Oscar e Grammy. No mesmo ano, ela venceu um Emmy por “Liza com Z”. Antes de alcançar o estrelato nas telonas, ele passou pelo teatro, onde recebeu quatro Tonys.

ROBERT LOPEZ

Robert Lopez é a única pessoa que alcançou o status EGOT duas vezes – tendo ao menos dois prêmios de cada. O compositor ganhou o Oscar por uma das músicas mais famosas do cinema nos últimos tempos: “Let it Go”, de Frozen. Em 2017, ele ganhou mais uma estatueta, também por Melhor Canção Original, dessa vez pela canção de “Viva – A Vida é uma Festa”. Lopez acumula quatro Emmys, três Grammys e três Tonys.

JOHN LEGEND

Em um curto período, o cantor venceu 18 prêmios: 12 Grammys, quatro Emmys, um Oscar e um Tony. Em 2006, ele foi o artista revelação do prêmio máximo da música e desde então vem acumulando troféus, tendo ganhado seu último em 2021.

O Tony veio em 2018 com “Jitney”. Ele venceu prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográfica com a canção “Glory”, do filme “Selma”. Legend alcançou o status EGOT por seu trabalho ao lado de Rice e Webber após vencer o Emmy por “Jesus Christ Superstar Live in Concert”.

JENNIFER HUDSON

A cantora e atriz norte-americana recebeu seu primeiro prêmio em 2006: o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em “Dreamgirls”. Em 2009, seu primeiro álbum foi premiado no Grammy.

Em 2021, ela venceu um Emmy como produtora de “Baba Yaga” e, no ano seguinte, se consagrou após vencer um Tony, também como produtora, por “A Strange Loop”.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.