O Grammy anunciou, na noite deste domingo (05), os vencedores da edição de 2023, em Los Angeles. A noite consagrou a cantora Beyoncé como a maior vencedora do Grammy de todos os tempos. Ela chegou ao total de 32 prêmios e superou a marca anterior de 31 Grammys, do maestro Georg Solti.
Beyoncé ganhou em 2023 os prêmios de melhor álbum de dance/eletrônica com ‘Renaissance’, melhor gravação dance/eletrônica, com ‘Break my soul’, melhor performance r&b tradicional, com ‘Plastic off the sofa’ e melhor canção r&b, com ‘Cuff it’.
De acordo com o g1, ao ganhar o quarto prêmio, que a tornou recordista, ela agradeceu ao seu falecido tio Johnny e à comunidade queer, que inspiraram o álbum ‘Renaissance’, aos pais, ao marido Jay-Z e aos três filhos.
Harry Styles levou como álbum do ano com ‘Harry’s House’. Lizzo ficou com gravação do ano por ‘About Damn Time’, e Bonnie Raitt, música do ano com ‘Just Like That’. O melhor álbum latino foi para a cantora espanhola Rosalía.
Anitta foi indicada como artista revelação, mas não ganhou. O prêmio ficou com a cantora de jazz norte-americana Samara Joy. Já Taylor Swift, levou o gramofone dourado por melhor clip com ‘All Too Well: The Short Film’.
Os brasileiros Erasmo Carlos e Gal Costa foram lembrados no segmento de homenagens do prêmio a músicos que morreram no último ano, que também teve Jeff Beck, David Crosby, Takeoff e outros.
O grupo brasileiro Boca Livre ganhou o prêmio de melhor álbum de pop latino, com ‘Pasieros’, ao lado de Ruben Bladés. Destaque também para a atriz Viola Davis, que ganhou o prêmio de audiobook e se tornou integrante do seleto grupo do EGOT, pessoas que ganharam as quatro principais premiações americanas: Emmy, Grammy, Oscar e Tony Awards.
Kim Petras foi a primeira artista trans a ganhar o prêmio na categoria ‘Performance pop e duo/grupo’, por ‘Unholy’, com Sam Smith. Entre os shows da cerimônia estiveram Bad Bunny, Lizzo, Harry Styles, Sam Smith com Kim Petras e um número especial sobre os 50 anos do hip hop.
O 65º Grammy Awards aconteceu em Los Angeles, nos EUA, na Crypto.com Arena. O comediante sul-africano Trevor Noah apresentou a cerimônia pela terceira vez. Como o Grammy tem 91 categorias, a maior parte é divulgada na pré-cerimônia, que aconteceu entre 17h30 e 21h, no horário de Brasília.
Confira o resultado das principais categorias, e visite o site oficial da premiação para ver a lista completa.
Siga a gente no Google Notícias