outfit dos jogos

Adidas, Ralph Lauren e mais: marcas de moda criam uniformes para as Olimpíadas de Paris

Grifes buscam designs atrativos e representativos para uniformes das nações que os utilizarão na cerimônia de abertura, em 24 de julho

As Olimpíadas de Paris estão a 16 dias de sua abertura. Na magnânima cerimônia, todas as nações participantes entram com suas delegações vestindo o uniforme oficial da equipe olímpica.
Tocha olímpica de Paris – Créditos: Paris 2024/Divulgação

As Olimpíadas de Paris estão a 16 dias de sua abertura. Na magnânima cerimônia, todas as nações participantes entram com suas delegações vestindo o uniforme oficial da equipe olímpica. Neste ano, marcas como Adidas, Ralph Lauren e, no caso do Brasil, Riachuelo, buscam designs que chamem atenção, sejam bonitos e representem a cultura dos países que os atletas tão orgulhosamente carregam no peito. Confira abaixo alguns dos uniformes que veremos ao longo do próximo mês.

Publicidade

Brasil

A delegação brasileira fará sua entrada na abertura oficial dos Jogos Olímpicos, em 26 de julho, com uma coleção assinada pela Riachuelo. As peças destacam bordados feitos à mão por artesãs do Rio Grande do Norte, representando a fauna e a flora brasileiras, com símbolos como a onça-pintada e folhas locais. Durante a estadia em Paris, os atletas brasileiros vestirão trajes da chinesa Peak Sports, desenvolvidos para garantir o máximo conforto, segundo a Comissão Olímpica Brasileira (COB). A marca atenderá 700 pessoas, entre atletas, oficiais e staff.

Publicidade
A delegação brasileira fará sua entrada na abertura oficial dos Jogos Olímpicos, em 26 de julho, com uma coleção assinada pela Riachuelo.
Rebeca Andrade participa de ensaio de divulgação do uniforme do Time Brasil – Créditos: Riachuelo/Divulgação

 

A delegação brasileira fará sua entrada na abertura oficial dos Jogos Olímpicos, em 26 de julho, com uma coleção assinada pela Riachuelo.
Detalhes do uniforme usado na abertura – Créditos: Alexandre Loureiro/Riachuelo/COB/Divulgação

França

Os tons de azul, vermelho e branco devem dominar essas Olimpíadas, com a delegação anfitriã exibindo essa paleta em suas aparições. A confederação francesa convidou o artista parisiense Stéphane Ashpool, fundador da marca de streetwear Pigalle, para desenvolver a coleção. Os trajes serão usados por atletas de todos os esportes, incluindo a delegação paralímpica, em eventos midiáticos e celebrações de pódio.

Os tons de azul, vermelho e branco devem dominar essas Olimpíadas, com a delegação anfitriã exibindo essa paleta em suas aparições.
Uniforme da França, nação anfitriã – Créditos: Stéphane Ashpool/Divulgação
Os tons de azul, vermelho e branco devem dominar essas Olimpíadas, com a delegação anfitriã exibindo essa paleta em suas aparições.
Jaqueta que será utilizada na abertura – Créditos: Stéphane Ashpool/Divulgação

Estados Unidos

Desde 2008, a Ralph Lauren assina os trajes olímpicos dos Estados Unidos. Para os Jogos de Paris, a coleção apresenta designs retrô, com grande destaque para a bandeira americana, e inclui uniformes para a delegação paralímpica.

Publicidade
Desde 2008, a Ralph Lauren assina os trajes olímpicos dos Estados Unidos.
Uniforme utilizado pela delegação norte-americana – Créditos: Ralph Lauren/Divulgação

Reino Unido

Os uniformes da delegação britânica foram criados pela Adidas, adotando um design “patriota” após críticas a experimentações e desconstruções em eventos esportivos anteriores, inclusive em uma coleção assinada pela Nike. As cores do Reino Unido dominam os trajes, que são marcados pela simplicidade.

Os uniformes da delegação britânica foram criados pela Adidas, adotando um design "patriota" após críticas a experimentações e desconstruções em eventos esportivos anteriores
Uniforme utilizado pela delegação britânica – Créditos: Team GB/Divulgação

Haiti

A delegação do Haiti se apresentará na abertura dos Jogos Olímpicos de Paris com um visual vibrante criado pela estilista haitiana Stella Jean, com estampas do pintor Philippe Dodard. A versão feminina inclui saia rodada e colete acinturado.

A delegação do Haiti se apresentará na abertura dos Jogos Olímpicos de Paris com um visual vibrante criado pela estilista haitiana Stella Jean, com estampas do pintor Philippe Dodard.
Uniforme utilizado pela delegação haitiana – Créditos: Gabriele Rigon/Stella Jean/Divulgação

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.