CONFIRA!

Bola de Ouro 2023: veja tudo o que aconteceu na premiação

A cerimônia entregou honrarias aos principais jogadores e clubes da temporada passada, no período de 2022/23

bola-de-ouro-2023
(Crédito: Getty Images)

A cerimônia da Bola de Ouro 2023, promovida pela revista France Football, foi realizada nesta segunda-feira, 30, em Paris, na França. A premiação entregou honrarias aos principais jogadores e clubes da temporada passada, no período de 2022/23. Confira tudo o que rolou.

Publicidade

O evento começou com a entrega do Troféu Kopa (melhor sub-21) para o inglês Jude Bellingham, jovem que se destacou pelo Borussia Dortmund (ALE) e hoje defende as cores do Real Madrid (ESP). O prêmio foi entregue pelas mãos do belga Eden Hazard, que recém-anunciou a aposentadoria.

Na sequência, o brasileiro Vinícius Jr. venceu o Prêmio Sócrates 2023 pelo projeto social “Instituto Vini Jr”, organização que promove educação, inclusão digital e esporte. O troféu foi entregue pelo príncipe Albert II, de Monaco.

Publicidade

“A verdade é que estou muito feliz de ganhar esse prêmio, ajudar tantas pessoas no meu país, o Brasil, do meu bairro, da favela. É um sonho muito especial para mim estar aqui com todos vocês”, disse o brasileiro.

“É chato sempre ter que falar sobre racismo, mas estou preparado para isso. Sempre poder falar quando for necessário. Vou lutar pelas crianças, e que todos os jogadores possam nos ajudar. É muito triste ter que sempre falar sobre racismo, eu gosto de falar sobre futebol. É muito triste. Eu peço força para vocês para seguirmos na luta. E que as crianças do futuro venham a sofrer menos”, declarou Vini sobre casos de racismo.

O evento contou com homenagens a Luis Suárez, Bobby Charlton e Pelé, que faleceram no último ano. Vini Jr comentou sobre o Rei do Futebol: “Falar de Pelé é uma honra para mim. Para mim e outros brasileiros, ele é um Deus. Ele colocou o nosso país em outro patamar. O seu legado é inenarrável”.

Melhor Clube Feminino

O time principal do Barcelona ganhou o prêmio de Melhor Clube do Futebol Feminino de 2023. A equipe catalã recebeu a honraria pelo segundo ano consecutivo.

“Aqui é uma questão de um time, que vem melhorando em diversos aspectos. Quero sublinhar a nossa ambição, de melhorar ano após ano. Isso é algo que acreditamos piamente”, celebrou Patricia Guijarro.

Melhor Goleiro

Emiliano Martínez conquistou o Troféu Lev Yashin de melhor goleiro da temporada passada. Campeão do mundo pela Argentina, Dibu defende as cores do Aston Villa, da Inglaterra. Alberto Martínez, pai do arqueiro, entregou o troféu ao filho.

“Que surpresa! Meu pai sempre me apoiou, desde pequeno. Fico muito emocionado de tê-lo aqui. Sem meus companheiros de seleção e do Aston Villa, isso não seria possível. Isso aqui é um trabalho de equipe, muito obrigado”, disse Dibu.

Artilheiro

Decisivo para o Manchester City, campeão da Champions League, Erling Haaland venceu o prêmio Gerd Müller 2023. Ele foi o maior goleador da temporada 2022/23, com 56 gols.

Melhor clube masculino

Campeão da Champions League pela primeira vez na última temporada, o Manchester City venceu o prêmio de Melhor Clube do Mundo. O time inglês completou a tríplica coroa no ano ainda com os títulos da Copa da Inglaterra e da Premier League.

Melhor Jogadora

Aitana Bonmatí, do Barcelona, foi eleita a melhor jogadora do mundo. Aos 25 anos, meio-campista conquistou um feito inédito, com títulos extremamente importantes e ótimas marcas individuais. Sendo assim, Bonmatí se tornou a primeira atleta, tanto no futebol masculino como feminino, a vencer a Champions League, a Copa do Mundo e a Bola de Ouro na mesma temporada. Além disso, ela participou do título espanhol do Barcelona.

“Estou muito orgulhosa de ter recebido a Bola de Ouro. Foi um ano incrível. Receber um prêmio individual assim é ótimo, mas o futebol é um esporte coletivo. Agradeço a todas as pessoas que foram fundamentais para eu chegar aqui hoje. Nunca imaginei quando criança que esse sonho se realizaria. Me tornei sim uma grande jogadora de futebol. Quero parabenizar também a todas que foram nomeadas aqui, são todas muito fortes e merecedoras”, comentou Aitana.

Melhor Jogador

Favorito, Lionel Messi faturou pela oitava vez na carreira o título de melhor jogador do mundo pela Bola de Ouro. O troféu foi entregue ao argentino pelas mãos de David Beckham, ídolo do futebol inglês. O camisa 10 venceu a concorrência de Kevin De Bruyne, Erling Haaland e Kylian Mbappé. No fim do ano passado, Messi liderou a seleção argentina ao terceiro título da Copa do Mundo.

“Antes de mais nada, quero agradecer a todos aqueles que votaram, que me fizeram vencedor desse prêmio. E, claro, todos os meus companheiros, de seleção. Isso aqui dependeu do trabalho pela seleção da Argentina. Lautaro, Dibu, é um presente para todo o nosso grupo, corpo técnico. Foi um feito histórico, incrível”, declarou Messi, que também elogiou Mbappé e Haaland: “Esse prêmio com certeza será de vocês nos próximos anos. Vou desfrutar muito. Sei que o futebol vai continuar crescendo. Os jogadores vão se renovando, mas no nível permanece. Vamos aproveitar durante muitos anos”, disse Messi.

“Era o título que me faltava, foi maravilhoso. Apoio de diferentes pessoas, de diferentes nacionalidades. Quero agradecer e dividir esse troféu com a minha família, meus filhos, minha esposa, que durante toda essa carreira esteve ao meu lado nos bons e maus momentos. Ela me ajudou muito a alcançar os meus objetivos no futebol e como ser humano. Quero mencionar também o Diego (Maradona). Hoje é o aniversário dele, e esse é o melhor lugar para desejar a ele feliz aniversário. Onde você estiver, feliz aniversário! Isso é para você e toda a Argentina”, acrescentou o multicampeão.


Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.