O Botafogo anunciou, em comunicado divulgado no X (antigo Twitter), que irá banir o torcedor identificado por atos racistas contra a torcida do Palmeiras. O incidente ocorreu durante a vitória do time carioca por 2 a 1, no primeiro jogo das oitavas de final da Copa Libertadores, realizado na quarta-feira (14), no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. O clube confirmou que a identificação do autor dos gestos racistas foi feita na manhã desta quinta-feira (15) e que ele será proibido de entrar no estádio.
As imagens que mostram o torcedor fazendo gestos racistas em direção à torcida do Palmeiras foram compartilhadas pelo jornalista Tossiro Neto em seu perfil no Instagram, ainda na noite de quarta-feira (14). De acordo com a Agência Brasil, o Botafogo conseguiu identificar o infrator analisando as gravações do incidente e utilizando o sistema de biometria presente no Nilton Santos. As informações obtidas foram encaminhadas à Polícia Civil do Rio de Janeiro para a abertura de inquérito.
Thairo Arruda, diretor-executivo do Botafogo, também se manifestou sobre o ocorrido. Ele repostou a nota oficial do clube no X (antigo Twitter) e fez uma referência à La Liga, organizadora do Campeonato Espanhol: “É assim que se acaba com o racismo, La Liga. Aprendeu?”.
Siga a gente no Google NotíciasNão será apenas uma Nota Oficial protocolar de repúdio e com frases enérgicas de ações futuras contra atos racistas. O “torcedor” que não representa os milhões que constituem o Botafogo foi identificado na manhã desta quinta (15) e será banido do Estádio Nilton Santos. A vergonha… pic.twitter.com/OyOqULhCYx
— Botafogo F.R. (@Botafogo) August 15, 2024