A partir de 2025, o Mundial de Clubes da Fifa entrará em uma nova fase. A competição, que terá sua primeira edição neste novo formato realizada nos Estados Unidos, promete atrair olhares do mundo inteiro com um total de 32 equipes competindo. Vamos desvendar as principais novidades e o que esperar desse evento histórico.
A competição contará com um novo formato que promete elevar o nível de emoção e competitividade. Além disso, todas as partidas serão jogadas em gramados naturais com dimensões padronizadas de 105 metros de comprimento por 68 metros de largura, proporcionando condições ideais para as equipes mostrarem seu melhor futebol.
Onde serão realizadas as partidas do Mundial de Clubes 2025?
A Fifa está finalizando os acordos com sete estádios de renome nos Estados Unidos para sediar as partidas do Mundial de Clubes 2025. Conheça os estádios que estão sendo cotados para receber os jogos:
- Metlife Stadium – Nova Jersey/Nova York
- Red Bull Stadium – Nova York
- Rose Bowl – Pasadena
- Lumen Field – Seattle
- Mercedes-Benz Stadium – Atlanta
- Hard Rock Stadium – Miami
- Inter & Co – Orlando
Além destes, existe a possibilidade de inclusão de um oitavo estádio, garantindo uma maior diversidade de locais para os jogos.
Como será o formato do mundial?
O novo formato da competição é uma das grandes atrações do evento. A seguir, detalhamos como será a estrutura do torneio, do começo ao fim:
- Realizado nos Estados Unidos de 15 de junho a 13 de julho.
- Oito grupos com quatro times cada, jogando em turno único.
- Os dois melhores de cada grupo avançam para as oitavas de final.
- Fase de mata-mata em jogo único até a final.
- Não haverá disputa pelo terceiro lugar.
Times confirmados
Trinta dos 32 times participantes já garantiram sua vaga no torneio. Confira a lista dos clubes qualificados, que irão competir pelo título:
- Palmeiras
- Flamengo
- Fluminense
- River Plate (Argentina)
- Boca Juniors (Argentina)
- Real Madrid (Espanha)
- Atlético de Madrid (Espanha)
- Chelsea (Inglaterra)
- Manchester City (Inglaterra)
- RB Salzburg (Áustria)
- Juventus (Itália)
- Inter de Milão (Itália)
- Bayern de Munique (Alemanha)
- Borussia Dortmund (Alemanha)
- Paris Saint-Germain (França)
- Benfica (Portugal)
- Porto (Portugal)
- Al-Hilal (Arábia Saudita)
- Al-Ahly (Egito)
- Seattle Sounders (Estados Unidos)
- Pachuca (México)
- León (México)
- Monterrey (México)
- Urawa Reds (Japão)
- Wydad Casablanca (Marrocos)
- Auckland City FC (Nova Zelândia)
- Ulsan (Coreia do Sul)
- Mamelodi Sundowns (África do Sul)
- Espérance Sportive de Tunis (Tunísia)
Expectativas para o Mundial de Clubes 2025
As expectativas para o Mundial de Clubes 2025 são altas. A Fifa anunciou que haverá um novo troféu especialmente desenhado para esta edição do torneio, substituindo o atual. Além disso, a data para o sorteio dos grupos e a divisão dos potes serão revelados nos próximos meses, aumentando a ansiedade em torno do evento.
Neste ano, a Copa América foi disputada em diversos dos mesmos estádios que receberão o Mundial de Clubes. Durante a Copa América, as medidas do gramado (100 metros por 64 metros) geraram críticas entre jogadores e técnicos, inclusive os da seleção brasileira. No entanto, a Fifa garantiu que todos os campos para o Mundial terão as dimensões padronizadas de 105 metros por 68 metros, melhorando as condições de jogo.
Com a inclusão de equipes de todo o mundo, o Mundial de Clubes 2025 promete ser um torneio extraordinário, repleto de grandes confrontos e proporcionando uma experiência única aos torcedores e atletas. Prepare-se para viver momentos inesquecíveis que entrarão para a história do futebol.