No sábado passado (4), o jornalista canadense Ariel Helwani relatou que o Ultimate Fighting Championship (UFC) estaria perto de oficializar a revanche entre Islam Makhachev e Charles do Bronx pelo cinturão dos leves (até 70,3kg) no UFC 297, programado para o dia 20 de janeiro em Toronto, Canadá. No entanto, segundo Dana White, essa informação não procede.
Em uma declaração dada ao jornalista Brett Okamoto da ESPN norte-americana, o presidente do UFC confirmou que Charles do Bronx e Islam Makhachev não vão se enfrentar na luta principal do UFC 297. No entanto, ele indicou que o brasileiro é o provável próximo desafiante ao título detido pelo russo Makhachev.
No X, antigo Twitter, Okamoto escreveu: “Islam Makhachev vs Charles Oliveira 2 não será a luta principal do UFC 297 em janeiro em Toronto, de acordo com Dana White. No momento, Oliveira parece sim ser o mais provável próximo desafiante dos leves, apesar de White dizer à ESPN que ‘tudo é possível, vai acontecer quando os dois estiverem prontos’”.
Segundo informações fornecidas por Ali Abdelaziz, o empresário de Islam Makhachev, o campeão dos leves estaria disponível para defender seu cinturão a partir do dia 9 de março, de acordo com o que foi apurado por Brett Okamoto.
No evento UFC 294, programado para ocorrer em outubro deste mesmo ano, estava previsto um confronto entre Charles do Bronx e Islam Makhachev. Contudo, devido a um ferimento sofrido nas etapas finais de seus respectivos treinamentos, o lutador brasileiro foi impedido de participar do combate. Isso levou à substituição de Do Bronx por Alexander Volkanovski, porém, Volkanovski acabou sofrendo um nocaute nas mãos do lutador russo, que conquistou com sucesso sua segunda defesa do título dos leves.
*com colaboração de Savanna Machado