CORRIDA

Fórmula 1: Daniel Ricciardo detona regra no GP de São Paulo

O piloto australiano sofreu prejuízo após a largada caótica e precisou ir aos boxes pelos danos na asa traseira ainda na primeira volta

formula-1-daniel-ricciardo
(Crédito: Getty Images)

Daniel Ricciardo, da AlphaTauri, sofreu prejuízo após a largada caótica no Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, no último domingo, 05. O piloto australiano precisou ir aos boxes pelos danos na asa traseira ainda na primeira volta.

Publicidade

Com a bandeira vermelha acionada para reparos na barreira, a equipe conseguiu consertar o carro de Ricciardo, que relargou do pit lane e uma volta atrás do pelotão; ele passou pela mesma situação de Oscar Piastri, da McLaren. O piloto criticou o regulamento da FIA.

“Torcemos para que houvesse uma bandeira vermelha e que nós pudéssemos voltar para a corrida. Então, fomos para os boxes. Ouvimos que tinha a bandeira vermelha. A equipe fez um trabalho incrível consertando o carro, então estávamos prontos para sair…”, disse Ricciardo.

Publicidade

“E aí eles me dizem que eu e o Oscar começaríamos uma volta atrás. Toda a animação que você tinha por correr de novo é tirada de você. Não houve uma volta completa sob bandeira verde. Não sei como largamos e então estamos uma volta atrás. É realmente frustrante. Obviamente, é algo meio bobo nas regras”, completou.

Na largada, Kevin Magnussen e Alexander Albon se chocaram e um detrito de pneu saltou pela pista, acertando a asa traseira do carro de Ricciardo. O australiano terminou a corrida na 13ª posição. Os pedaços também causaram danos no monoposto de Piastri.

“Acho que meu argumento é: se 15 carros tivessem nosso problema, eles colocariam 15 carros no pit lane uma volta atrás e só cinco carros no grid? Não, eles não vão fazer isso. Acho que eles podem usar o senso comum e ser um pouco mais mente aberta. Só queria que pudéssemos correr, que deixassem a gente estar na corrida. Essa machuca um pouco”, completou.

Publicidade

Entenda

O artigo 57.3 do regulamento esportivo da F1 2023 aponta que “quaisquer carros em suas garagens na hora que a corrida foi suspensa serão organizados no fim da fila de carros na pista rápida (do pit lane) na ordem em que chegaram. Os carros (…) deverão se juntar à corrida quando o último carro passar da saída do pit lane depois da relargada”.


Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.