TESTOU POSITIVO

Kamila Valieva, ouro em Pequim 2022, recebe punição severa por doping

Decisão do Tribunal Arbitral do Esporte anula todos os resultados da patinadora russa desde dezembro de 2021, podendo levar à perda da medalha

Kamila Valieva, ouro em Pequim 2022, recebe punição severa por doping
a patinadora russa Kamila Valieva – Crédito: Getty Images

Nesta segunda-feira (29), a patinadora Kamila Valieva foi suspensa pelo Tribunal Arbitral do Esporte por quatro anos, valendo a partir de 25 de dezembro de 2021, quando a atleta testou positivo para trimetazidina em um exame antidoping realizado pelo Campeonato Russo. O CAS ainda anunciou que todos os resultados conquistados pela russa desde então serão anulados. No período, ela participou das Olimpíadas de Inverno de Pequim 2022, na China, e arrematou a medalha de ouro por equipes.

Publicidade

O resultado positivo de Valieva no doping foi divulgado justamente durante os Jogos de Pequim. Por conta disso, o Comitê Olímpico Internacional nunca distribuiu as medalhas da prova. Agora, a entidade e a União Internacional de Patinação precisam decidir se a Rússia perde o ouro conquistado. Os Estados Unidos poderiam herdar o primeiro lugar caso acontecesse. Além disso, o Japão sobe para a segunda colocação com a prata e o Canadá adquiriria o bronze.

Na época do exame, a patinadora tinha somente 15 anos de idade. Hoje, com 17, perderá o ouro conquistado no individual feminino do Campeonato Europeu de 2022. Por enquanto, Valieva ainda não se pronunciou sobre a punição, mas ainda pode entrar com um recurso em até 30 dias para tentar reverter a situação.

Publicidade

Em janeiro de 2023, a Agência de Antidoping Russa considerou que Kamila não teve culpa ou negligência na ingestão de trimetazidina. A substância, de acordo com a entidade, teria sido ingerida de forma acidental. Depois, acabaram voltando atrás e advertiram a atleta, mantendo os cancelamentos dos resultados conquistados por ela.

* Matéria publicada originalmente pelo SportBuzz


Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.