racismo

La Liga denuncia xingamentos a Vinicius Junior no Mestalla e jornal ataca

Entretanto, o documento não mencionou nenhuma ofensa racista

Após voltar ao Estádio Mestalla nove meses depois de sofrer racismo, o atacante brasileiro Vinicius Junior foi xingado de ‘tonto’ pela torcida do Valencia, como apontou o relatório da La Liga.
Vinícius marcou dois gols no jogo contra o Valencia – Créditos: Getty Images

Após voltar ao Estádio Mestalla nove meses depois de sofrer racismo, o atacante brasileiro Vinicius Junior foi xingado de ‘tonto’ pela torcida do Valencia, como apontou o relatório da La Liga. A competição enviou à Real Federação Espanhola de Futebol o documento com incidentes na última rodada do Campeonato Espanhol, no qual estão citados os xingamentos direcionados ao craque do Real Madrid, sem mencionar nenhuma ofensa racista.

Publicidade

Segundo o relatório, Vinicius foi alvo da torcida do Los Murciélagos em pelo menos três ocasiões diferentes do confronto do último sábado, 2. O primeiro foi aos oito minutos, quando os torcedores cantaram “Vinicius, que tonto você é” e “Vinicius, que ruim você é”. Depois disso, gritaram “Tonto, tonto”, repetindo “Vinicius, que tonto você é” mais duas vezes, aos 23 minutos do primeiro tempo e aos cinco da segunda etapa.

Vinicius Junior foi responsável por marcar dois gols que evitaram a derrota do Real Madrid para o Valencia, chamando a atenção na comemoração do primeiro lance, quando ergue seu braço, com o punho fechado, em um gesto antirracista. Depois do jogo, uma torcedora brasileira denunciou ter ouvido o atacante ser chamado de macaco por torcedores, incluindo uma criança.

Publicidade

Dias depois, o jornal “Superdeporte”, principal diário esportivo de Valencia, decidiu colocar o brasileiro como alvo novamente. Estampando o astro em sua capa, a publicação trouxe a manchete “Vinicius dá razão ao Mestalla”, com uma foto do lance que lhe rendeu um cartão amarelo contra o RB Leipzig nesta última quarta-feira, 6, pela Champions League, onde empurrou Orbán. “O madridista voltou a dar mostras de sua atitude antidesportiva só quatro dias depois de agredir Sergi Canós e o auxiliar de Baraja”, disparou o periódico, que já chamou o jogador de “Pinóquio”.


Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.