veja vídeo

LALIGA sobre combate ao racismo: “A gente tem que ser exemplo e motor dessa mudança na sociedade”

Daniel Alonso, delegado da liga espanhola no Brasil, faz balanço sobre combate ao preconceito e explica o que mudou quando os casos vieram à tona

LALIGA-racismo
representante de LALIGA fala sobre casos de racismo – Crédito: Perfil Brasil/ Divulgação

Em evento realizado na manhã desta segunda-feira (11) na  Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil, em São Paulo, o delegado da LALIGA no Brasil, Daniel Alonso, falou sobre as medidas adotadas para coibir casos de racismo e xenofobia.

Publicidade

Obviamente impacta (na construção da marca da LALIGA  no Brasil). Impacta e muito, porque para a gente é um tema muito sério. Não dá para tirar o que aconteceu”, reflete. Porém, o representante espanhol acredita que dar luz a este comportamento de torcedores fez com que a resolução ficasse mais próxima:

“Acredito que, dentro do ruim, acabou sendo positivo para transmitir o trabalho que a gente vinha fazendo, colocar esse valor e melhorar, conscientizar a sociedade. O que mudou desde o ano passado, quando aconteceu isso? Não é só mudança do que a gente tem que fazer, é mudança da sociedade. A gente tem que ser exemplo e motor dessa mudança, estamos acostumados a sermos. Temos que fazer tudo o que está a nossa mão para acabar com qualquer caso de xenofobia, ódio, discriminação do futebol. E estamos fazendo isso, ajudando o Vinicius ou qualquer jogador que sofre qualquer caso de discriminação na Espanha.”

Sobre as medidas, ele diz:

“Estamos colocando recursos e aquecendo esse motor para que leve mais a sério quem não estava fazendo o seu trabalho para poder punir os criminosos que fazem esses atos. A gente está denunciando, colocando advogados nesses processos, falando com o Ministério Público e a fiscalização contra ódio, xenofobia e casos de discriminação”.

Publicidade

Daniel explicou, por fim, como estes casos de racismo e xenofobia afetam a imagem do torneio. “Atrapalha nossos planos na construção de marca? Atrapalha. Mas eu também acredito que saímos mais fortes pela aposta real contra todos esses casos de discriminação”, completou.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Publicidade

Uma publicação compartilhada por SportBuzz (@sportbuzzbr)

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.