As meninas estão fazendo a bola rolar pela Estratégia Nacional para o Futebol Feminino, em Porto Alegre. Foi o que o secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor do Ministério do Esporte, Athirson Mazzoli, testemunhou durante visita ao primeiro Centro de Desenvolvimento do Futebol Feminino (CDFF) do Brasil.
Lançado em novembro pela prefeitura e coordenado pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), a ação de desenvolvimento do CDFF tem recursos do Ministério do Esporte. Foram R$ 200 mil de execução financeira por parte do Governo Federal e contribuição de R$ 2 mil por parte da prefeitura.
“Ficamos muito felizes de fazer esse programa andar no nosso país. Vemos como as meninas precisam desse apoio. Estar em Porto Alegre e ver o programa funcionando é muito gratificante”, disse o secretário.
As 120 meninas inscritas no projeto, com idade entre 13 e 17 anos, treinam nos campos do Parque Marinha do Brasil e Orla 3, nos horários do contraturno escolar. Além de incentivar meninas para a prática do futebol para democratizar a modalidade e revelar novos talentos, a iniciativa tem entre as prioridades assegurar espaços e ambientes de respeito e protagonismo para as meninas.
A Estratégia Nacional para o Futebol Feminino entrou em vigor a partir da assinatura do Decreto nº 11.458/2023 pelo presidente Lula. Com cinco eixos de atuação – capacitação; comunicação; fomento e incentivos diretos e indiretos; competições; e ações diretas em programas – tem como um dos principais desafios estruturais a superação da falta de apoio em relação à profissionalização das atletas de futebol e prevenção da discriminação sexual e assédio