O Brasil entrou na disputa para voltar a sediar os Jogos Pan-Americanos. Após 16 anos da competição de ter visitado o Rio de Janeiro, São Paulo, a maior cidade da América do Sul, demonstrou interesse em receber a edição de 2031. No entanto, após uma carta de intenção assinada por Ricardo Nunes, prefeito da cidade, o processo pode ser antecipado e o Pan pode chegar na capital paulista já em 2027.
Patrocinadora da Casa Brasil tanto em Santiago como em Paris, sede dos próximos Jogos Olímpicos, a cidade de São Paulo aproveitou o evento de abertura do local, que foi organizado pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil), para anunciar o desejo de receber os Jogos Pan-Americanos. A princípio, a proposta era para receber a competição daqui oito anos.
“Vai depender de muita coisa ainda, mas do que for possível, do que depender de São Paulo, nós estamos ‘listos'”, como dizem em espanhol”, disse Marta Suplicy, secretária municipal de Relações Internacionais, na noite da última quinta-feira, 19, em Santiago.
Os Jogos Pan-Americanos de 2027 estavam sendo planejados para serem anunciados em breve, na cidade de Barranquilla, na Colômbia. No entanto, o município não pagou duas parcelas de 4 milhões de dólares como garantia aos donos da competição. Assim, às vésperas de um processo eleitoral, a disputa política pode afastar o Pan.
De acordo com o ‘GE’, a cidade de São Paulo sabe desses problemas que Barranquilla vem enfrentando e já se colocou com a substituta, caso não seja possível sediar a competição na Colômbia. O local dos próximos jogos devem ser anunciados até dezembro. Sendo assim, a capital paulista irá monitorar a situação, podendo oficializar uma candidatura de última hora.